Grupos de Trabalho

Veja Normas para enviar proposta de comunicação Oral: Clique aqui

OBS.: A proposta de Comunicação deverá ser encaminhada diretamente para o e-mail do congresso: viiicongressocienciasreligiao@gmail.com

GT 01 LITERATURA BÍBLICA DEUTEROCANÔNICA E APÓCRIFA

Proponentes:

Prof. Dr. Claude Valentin René Detienne/UEG/IFITEG (coordenador-lattes)

Prof. Me. Jacir de Freitas Faria/Ista-BH (lattes)

Ementa: O Grupo de Trabalho pretende estudar a contribuição dos textos bíblicos deuterocanônicos e apócrifos/ na sedimentação do cristianismo hegemônico e na construção da identidade das Igrejas e dos grupos cristãos, fenômeno que pode independer da inclusão dos mesmos dentro do cânone de cada igreja.

GT 02  PERSPECTIVAS DE CURAS NA LITERATURA BÍBLICA

Proponentes:

Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi/PUCPR (coordenador – lattes)

Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior/UNICAP  (lattes)

Prof. Dr. Valmor da Silva/PUC Goiás  (lattes)

Ementa: A busca pela integridade física e social é uma preocupação contínua nos textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento. A questão de fundo nos textos é a defesa da integridade da vida daqueles (as) que mais são atingidos por diferentes formas de violência que impedem a construção de uma sociedade onde caibam doentes, pobres, camponeses, viúvas e órfãos. Estamos, portanto, diante da investigação do que poderíamos chamar de “sociedades doentes” retratadas pelos mais diversos textos bíblicos.

GT 03 PAULO APÓSTOLO E AS TENSÕES SOCIAIS, DE GÊNERO E RELIGIOSAS E A ESCRAVIDÃO ANÁLOGA NO BRASIL DE HOJE

Proponente:

Prof. Dr. Joel Antônio Ferreira/PUC Goiás (coordenador – lattes)

Este GT terá dois objetivos:

  1. a) Olhar o Paulo Apóstolo e o seu envolvimento transformador em vários segmentos da sociedade da época.
  2. b) Estudar a Escravidão Análoga no Brasil do Séc. XXI. Para quem diz que a escravidão foi um fenômeno finalizado no Séc. XIX, as evidências sociais dizem, exatamente, o contrário.

Este GT prevê a presença daqueles que pesquisam os cristianismos originários, mais especificamente, Paulo Apóstolo e a Escola Paulina, a partir da Leitura Sociológica pelo Modelo Conflitual (Contradição); também, os que pesquisam as contradições sociais do Brasil de hoje no prisma da “escravatura análoga”.

GT 04 PENTECOSTALISMO, MODERNIDADE E PRÁTICAS TERAPÊUTICAS

Proponentes:

Prof. Dr. Jeová Rodrigues dos Santos/FAIFA (coordenador – lattes)

Prof. Doutorando Wellington Cardoso de Oliveira (lattes) /NER-UFG/ALFA e FAIFA

Ementa: O mundo moderno impõe aos indivíduos, a busca intensa, por manifestações religiosas que ajudem a enfrentar as situações da vida cotidiana. Neste sentido, as manifestações religiosas configuram-se como elementos de terapia no sentido, de propiciar e amenizar os problemas impostos pela vida cotidiana. Dentre os diversos grupos religiosos existentes no Brasil, os movimentos de cunho pentecostal colocam a disposição no campo religioso, diferentes práticas e atitudes terapêuticas, tais como: oração e unção com óleo como elementos de ministração para a cura de enfermidades, a glossolalia (o falar em línguas), campanhas e a prática de exorcismo, dentre outras, que parecem chamar atenção de um número considerável de pessoas que buscam respostas para seus anseios. Neste sentido, os pentecostais trazem para o campo religioso uma diversidade de oferta de bens religiosos que buscam satisfazer os interesses de sujeitos religiosos cada vez mais exigentes de práticas que lhes garantam conforto em relação às mazelas e dificuldades da vida social. O presente GT se propõe a discutir as diferentes práticas terapêuticas presentes no pentecostalismo brasileiro, e privilegia trabalhos e pesquisas que busquem esse diálogo.

Palavra-chaves: Pentecostalismo, Modernidade, Práticas Terapêuticas e Campo Religioso

GT 05  IATROMATEMÁTICA: MEDICINA HOLÍSTICA E INTEGRATIVA DO HERMETISMO E DO ZOROASTRISMO

Proponentes:

Prof. Dr. David Pessoa de Lira/UFPE (coordenador – lattes)

Mestre Sam Hadji Cyrous (lattes)/ Instituto Consciência

Mestrando Otávio Santana Vieira (lattes)/PPGCR-UFPB

Ementa: O Hermetismo Mágico-Astrológico, por suas características e natureza, na maior parte, está intimamente relacionado com astrologia e magia. Na Antiguidade, todos os curandeiros ou os milagreiros eram conhecidos como μάγοι – magos – designação dos sacerdotes zoroastristas. Sem perder essa acepção do Zoroastrismo, os textos herméticos dessa natureza compreendem os temas astrológicos, mágicos e alquímicos. Daí a designação de Hermetica Técnicos, porque astrologia e medicina, na Antiguidade, não eram somente ciência, mas também técnica ou arte (τέχνη). Trata-se do controle sobre o mundo telúrico por meio de algumas práticas de observação e de conhecimento da simpatia entre os seres astrais e terrestres; do conhecimento para interpretação dos prognósticos e das propriedades ocultas que constituem as substâncias dos poderes astrais, dos vegetais e dos diferentes organismos. Nas subdivisões, existem os escritos de medicina astrológica (iatromatemática) e de botânica astrológica, que catalogavam dados de diagnósticos e de cura. Segundo Eliade e Couliano, a iatromathēmatika compreende um conjunto de predições relativas às prescrições e à posologia médicas. Os termos gregos, como iatromathēmatikos e iatromantis podiam se intercambiáveis com μάγος. O Hermetismo exerce uma prática holística e integrativa da saúde, sem negar o procedimento da medicina tradicional vinculada ao cientificismo (Corpus Hermeticum XII.3). Porém, a abordagem hermética de cura é noética e psíquica.  Assim, objetiva-se discutir o procedimento de práticas holísticas e integrativas em conformidade com a tradição do Hermetismo e com o Zoroastrismo, aceitando artigos que tematizem: medicina holística e integrativa; iatromatemática; conceito de macrocosmo-microcosmo; Hermetismo; e Zoroastrismo.

GT 06 OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS E OS RITUAIS DE CURA

Proponente:

Prof. Dr. Paulo Cezar Borges Martins ( coordenador – lattes)/UNEB – GEPERCS

Prof. Dr. Itamar Pereira de Aguiar/UESB (lattes)

Ementa: Este grupo de trabalho tem como proposta, ampliar a compreensão da complexa matriz afro-brasileira no que diz respeito à diversidade/ diferença dos rituais de cura.. Abrindo espaço para a discussão acadêmica de temas como: história, formas e tipologias de rituais de cura entre candomblé e umbanda.

 

GT 07 PSICOLOGIA, RELIGIÃO, SABERES TRADICIONAIS E EPISTEMOLOGIAS NÃO-HEGEMÔNICAS

Proponentes:

Prof. Dr. Luiz Eduardo Valiengo Berni / Pesquisador da Universidade Rose-Croix Internacional/URCI/COF/DIVERPSI/CRPSP/CETRANS – (coordenador – lattes)

Profa. Dra Ronilda Iyakemi Ribeiro  /UNIP-CNPq/ANPEPP/IPUSP

Prof. Dr. Wellington Zangari / USP  (lattes)

Ementa: As terapias integrativas, que estabelecem diálogo entre as práticas religiosas, saberes tradicionais e científicos, evidenciam-se na sociedade ocidental a partir do fomento de organizações de Saúde tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). A partir desse fomento os países membros, como o Brasil, têm produzido importantes políticas públicas que procuram apresentar tais terapias de forma a complementar à da Saúde convencional, tais como: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) de 2006 e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNPES) de 2012. Este cenário tem trazido para o campo das profissões a necessidade de se debruçarem para estabelecer zonas de diálogo entre os conhecimentos cientificamente comprovados, por meio de evidências quantificáveis em nível epidemiológico, e as eficácias simbólicas própria de saberes regionalmente construídos, como aqueles provenientes das religiões e tradições culturais. Como a psicologia e as religiões atuam num campo comum à produção de subjetividades é desejável o estabelecimento de critérios que possam ajudar os profissionais a lidarem com as fronteiras tênues entre esses conhecimentos, sendo este, portanto o objetivo desse grupo de trabalho.

 

GT 08 CORPO, ALMA E ESPÍRITO: O SER HUMANO INTEGRAL

Proponentes:                                         

Prof. Dr. Fábio Augusto Darius/UNASP (coordenador – lattes)

Prof. Ms. Kevin Willian Kossar Furtado/ UEPG (lattes)

Ementa: O presente Grupo de Trabalho foi pensado a partir das pesquisas centrais de seus proponentes e suas mais diversas ramificações atuais e futuras. Almeja discutir acerca da formação integral (holística) do ser humano a partir das mais distintas fontes consideradas sagradas e/ou significativas como os Vedas, o Alcorão, o Bhagavad-Gita, Bíblia e o Livro dos Espíritos, dentre outros. Considera também as múltiplas leituras e aplicações interdisciplinares e multiculturais hodiernas no contexto das percepções da possível falibilidade da construção do ser humano compartimentado, herança grega ainda mantida majoritariamente, não obstante, questionada. Assim, trabalhos que apresentem esta discussão e suas implicações, como questões acerca da mortalidade e imortalidade da alma, dualismo e neoplatonismo, contrapontos outros ao cartesianismo e, principalmente, integração entre o corpo físico e espiritual, serão centrais e imprescindíveis dentro da perspectiva ora apresentada. Afinal, ainda que de forma incipiente e, portanto, passível de cada vez mais estudos, parece mais nítida a relação entre o equilíbrio biopsicossocioespiritual como pressuposto da espiritualidade plena. Ademais, trabalhos que contraponham esta perspectiva também serão considerados para o fomento da referida discussão.

 

GT 09 ESPIRITISMO E SAÚDE: MEDIAÇÃO ENTRE CURA E MEDIUNIDADE

Proponentes:

Prof. Dr. Welthon Rodrigues Cunha/FAFICH (coordenador – lattes)

Profa. Mestranda Elza Maria do Socorro da Silva/FAFICH  (lattes)

Prof. Dr. Luiz Antônio Signates/PUC Goiás/UFG (lattes)

Profa. Dra. Ângela Teixeira de Moraes/PUC Goiás (lattes)

Ementa:        O GT Espiritismo e Saúde: mediação entre cura e mediunidade acolherá comunicações que estejam relacionadas a relação entre religiões espíritas, como o kardecismo, umbanda e candomblé, e que utilizem a mediunidade como instrumento de mediação com o sagrado no processo de cura de seus participantes. Também podem ser acolhidos trabalhos que analisem a forma como estas religiões interpretam e constroem explicações sobre o processo de cura e doença. Nestes sentidos as comunicações podem abordar diferentes características desta relação, específicos ou não a alguma forma de religiosidade ou grupo religioso, e contemplando diferentes recortes e análises científicas como: parapsicológicas, psicobiológicas, médicas, antropológicas, sociológicas, teológicas, éticas e metafísicas.

GT 10 RELIGIÃO, RITOS E PROCESSOS DE CURA

Proponentes:

Profa. Dra. Carolina Teles Lemos/ PUC Goiás (coordenadora – lattes)

Prof. Doutorando Gilson Xavier de Azevedo/UEG  (lattes)

Ementa: As religiões de forma geral, estão imiscuídas nos muitos seguimentos e estruturas humanas. Nesse sentido, as práticas religiosas visualizadas nos ritos que cada prática demanda ou inaugura, também atendem à manutenção de certa ordem cósmica a que se destinam (Eliane; Strauss). Dentre os vários processos sociais que são afetados por tais práticas, estão os processos de cura no que diz respeito a busca por uma condição harmoniosa da não doença, da proteção contra pestes, medos, acidentes, flagelos e outros mais. Tais práticas destinam-se ainda aos pedidos por curas de doenças e males não só físicos, mas existenciais e dentro do universo das representações humanas, dos problemas espirituais também. Por fim, as práticas religiosas destinam-se ao agradecimento de benesses simbolicamente atribuídas às divindades às quais os pedidos, orações e ensejos ora se destinaram. Dessa maneira, o presente GT pretende abrigar tais discussões e fomentar um debate amplo sobre a relação entre o ser humano e tais processos vivenciados em seu cotidiano.

Palavras-chave: religião, ritos; processo de cura.

 

GT 11 HISTÓRIA CULTURAL DAS RELIGIÕES

Proponentes:

Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura/ UFPE / UNICAMP (coordenador -lattes)

Prof. Dr. Gustavo de Souza Oliveira/UNICAMP

Prof. Ms. Harley Abrantes Moreira/UPE / UNICAMP (lattes)

Ementa: O objetivo do grupo de trabalho é realizar uma discussão acerca do estudo das religiões na perspectiva da História Cultural. A abordagem ganhou força com a chamada “virada cultural”, a partir da década de 1970, quando grupos de historiadores questionavam esquemas teóricos generalizantes, com o enfoque nas distinções de natureza cultural em detrimento das explicações sociais, políticas e econômicas.

Pensar as religiões a partir das práticas e estratégias contidas no escopo da História Cultural permite resignificar o conceito como parte integrante de culturas específicas. Deste modo, seu estudo torna-se relevante na medida em que atua na desconstrução de generalizações que podem funcionar como ferramentas de violência em variadas espacialidades e temporalidades.

O grupo tem objetivo de reunir trabalhos que abordem questões teóricas e metodológicas sobre a história das religiões, história de instituições e confissões religiosas, gênero e religião, missionarismo, colonialismo e cristianização, os intelectuais, a mídia, os diálogos religiosos na história da América Luso-espanhola, a história comparada das religiões, a história das teologias e da construção de crenças, práticas, devoção e discursos religiosos nas sociedades modernas, pluralistas, cristãs, não cristãs e multiculturais.

GT 12 SAÚDE E RELIGIÃO

Proponentes:

Prof. Dr. Paulo Rogério Rodrigues Passos/PUC Goiás (coordenador – lattes)

Prof. Mestrando Aldemario Alves de Souza/Secretária Estadual de Saúde de Goiás

Profa. Doutoranda Roberta Mayara Alves de Souza/Secretária Estadual de Saúde de Goiás,  (lattes)

Ementa: Religião e Religiosidade na Saúde e no âmbito Hospitalar. A preocupação sobre a saúde existe desde os primórdios da humanidade. Essa ideia aparece, naturalmente, associada à concepção de doença, sendo que as primeiras preocupações sobre saúde estavam mais relacionadas à procura das causas das enfermidades. Inicialmente, tanto os adoecimentos, quanto os fenômenos naturais eram explicados somente com base em crenças religiosas, de modo que tais acontecimentos eram encarados como decorrentes de vontades divinas. Hoje a religiosidade, religião e saúde integram ao indivíduo ou coletivo social não somente na condição do adoecer, mas pelo momento em que se encontra a fim de verificar se há uma ideologia ou uma relação intrínseca com a noção de equilíbrio e bem-estar. A constituição do GT propõe a necessidade do conhecimento nesta área por justificar ser de suma importância a necessidade de se estudar a ligação entre os parâmetros sociais e religiosos do indivíduo e da coletividade no âmbito hospitalar ou familiar na atualidade. Onde a busca pelo bem-estar não se relaciona somente na condição da medicina, mas sim nas suas influências pelas práticas e crenças religiosas; ou pelo encontro do sentido á vida, o que possivelmente possa ajudá-lo a viver melhor, com mais esperança e atitudes mais positivas.

 

GT 13 NUANCES DA PAISAGEM RELIGIOSA DA MODERNIDADE TARDIA: INOVAÇÕES, EXPERIMENTAÇÕES E NOVOS ARRANJOS RELIGIOSOS NO BRASIL

Proponentes:

Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati/ FCS-UFG (coordenador – lattes)

Prof. Ms. João Paulo P. Silveira/UEG-Iporá-lattes

Ementa: Vinculado ao Núcleo de Estudos da Religião “Carlos Rodrigues Brandão” (NER-UFG), o presente Grupo de Trabalho busca explorar as particularidades da paisagem religiosa tendo como chave compreensiva a relação dialética entre o fenômeno religioso e os aspectos constituintes da modernidade tardia (DAWSON, 2006). Partindo do pressuposto de que a teoria da secularização em sua forma clássica está assentada em uma imagem de mundo eurocêntrica incapaz de desvelar a realidade sociorreligiosa do Brasil, o GT assume que o fenômeno religioso é dotado do ímpeto contemporizador capaz de oferecer narrativas de mundo que estão em afinidade com os anseios, demandas e temores que definem a realidade cotidiana de mulheres e homens da contemporaneidade. Nesse sentido, as espiritualidades modernas, os novos movimentos religiosos e também as novas dinâmicas do Pentecostalismo e do Catolicismo que imbricam tradição e inovação evidenciam a capacidade das religiões em acomodarem seus conteúdos às nuances constitutivas de uma realidade social complexa, especializada e plural que é marcada pelo “imperativo voluntário” que interpela os sujeitos como indivíduos autores de seu próprio destino religioso (BERGER, 2007). Com base nisso, os trabalhos apresentados no presente GT comportam temas que consideram os seguintes aspectos da paisagem religiosa contemporânea brasileira: espiritualidades terapêuticas, bricolagem e errância religiosa, eco-espiritualidades, neotradicionalismos, juventude religiosa e novas religiões.

 

GT 14 FÉ E CURA NO ÂMBITO DA RELIGIOSIDADE POPULAR                                     

Proponentes:

Prof. Dr. Antônio Lopes Ribeiro/FATEO – GEPERCS (lattes)

Profa. Dra. Sandra Célia Coelho G. da Silva/UNEB – GEPERCS (Coordenadora-lattes)

Prof. Dr. Krzysztof Dworak (PUC/ SP – GEPERCS) /PUC SP – GEPERCS (lattes)

Ementa: Este grupo de trabalho tem como proposta reunir estudos sobre a fé e a cura, no âmbito da religiosidade popular, com ênfase na multiplicidade e especificidades das manifestações de cunho religioso, nos diferentes contextos sócio-histórico-culturais.

GT 15 CAPITALISMO, SAÚDE E RELIGIÃO

Proponente:

Prof. Dr. Alberto da Silva Moreira/PUC Goiás (coordenador – lattes)

Prof. Doutorando Pedro Fernando Sahium/UEG (lattes)

Ementa: A globalidade do mercado transcende os indivíduos, as classes sociais e as nações, e envolve todos numa mesma integralidade. Seu domínio não conhece fronteiras, abarca o planeta por inteiro. A universalidade do mercado, ou seja, sua extensão confere-lhe a dimensão de realidade total e totalitária. A transcendência do mercado se realiza através do consumo, inserindo e comprometendo o indivíduo na sua promessa de felicidade. Por tudo isso, não deveria o capitalismo atual ser pensado e analisado como uma religião? Se sim, que tipo de religião seria esta, que desafios teóricos ela coloca às ciências da religião, que desafios práticos propõe à política e à cidadania, que desafios pastorais apresenta às religiões. Se não, onde estariam as fronteiras, os limites, as pertinências de cada um? Este GT acolhe contribuições que queiram discutir e analisar as pretensões religiosas do capitalismo, sua produção e uso dos símbolos, a fusão dos horizontes da economia capitalista com as expectativas de felicidade, saúde e realização humana, a empatia da mercadoria com a esfera libidinal e do desejo, as experiências de transcendência ligadas ao consumo, sua linguagem e estética, bem como as patologias e adoecimentos que provoca. Por outro lado, também são bem-vindas contribuições que, desde abordagens econômicas, sociológicas, antropológicas, de gênero, psicológicas, teológicas, lingüísticas, das ciências da saúde e outras, analisem aspectos concretos ou estudos de caso da transformação da religião pela interação com a economia capitalista ou da mutação da religião por sua conformação à lógica do mercado ou do capital.

GT 16 RELIGIÃO, IDENTIDADE ÉTNICA E TERAPIAS COMO PROCESSO DE CURA

Proponentes:

Profa. Dra. Rosemary Francisca Neves Silva/ PUC Goiás (coordenadora- lattes)

Prof. Dr. Clóvis Ecco/PUC Goiás (lattes)

Profa. Dra. Erika Pereira Machado/ UniRV (lattes)

Ementa: Religião e etnicidade são questões que vêm marcando e afirmando a identidade das pessoas que compõem a sociedade brasileira, tendo em vista que as “diferenças étnicas envolvem diferenças culturais. A diferença é uma realidade concreta, um processo humano e social inserido no processo histórico”. No que tange a questão da identidade étnica há vários fatores envolvidos tais como: a raça, a língua, a religião, o espaço e território, a história e a própria noção de etnia. O GT pretende ampliar tais discussões a partir da reflexão entre religião, identidade étnica e os vários processos terapêuticos de cura presente na história do ser humano.

Palavras-chave: Religião, Identidade Étnica, Terapias e Curas

GT 17: LITERATURA SAGRADA, SAÚDE E GÊNERO

Proponentes:

Profa. Dra. Ivoni Richter Reimer / PUC-Goiás (coordenadora – lattes)

Doutoranda Carolina Bezerra de Souza/ Bolsista CAPES-PROSUP/PUC Goiás-lattes

Doutorando Danilo Dourado Guerra/Bolsista CAPES-PROSUP/PUC Goiás-lattes

Ementa: Os textos sagrados contêm narrativas que refletem experiências de doença e cura vivenciadas por crianças, mulheres e homens, muitas geradas em contextos socioculturais de discriminação, exploração e exclusão. O processo terapêutico pode ser visto como um espaço contracultural de solidariedade e resistência e acontece em dinâmicas relacionais. Propomos reunir e colocar em diálogo trabalhos de pesquisa que englobem a temática da saúde na literatura sagrada, utilizando a categoria de gênero e demais perspectivas interdisciplinares (cultura, história, literatura, hermenêutica) para entender interconexões e inter-relações dessas situações com os fenômenos religiosos, construção de identidades e as relações de poder refletidas nesses relatos.

Palavras-chave: Textos Sagrados, Saúde, Gênero, Hermenêutica, História.