IV Conferência Internacional de Projetos Educativos para Sêniores

PROGRAMAÇÃO

3 de Outubro de 2019
Quinta-Feira – Período Matutino

8h – 8h30 – Recepção e entrega de materiais

9h – 10h30

Composição da Mesa Diretora
Apresentação Cultural: O tempo é tempo demais, mas é pouco” – Texto, adaptação e direção de Danilo Alencar e disciplina de Teatro da UNATI da PUC Goiás

Conferência inaugural – Envelhecimento, Educação e Sociedade – Leonardo Milhomem ( Diretor do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, unidade responsável pela Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa)

Conferência de abertura: A velhice –  “coisa” do interesse humano: um olhar a partir da Educação – António Camilo Cunha (Professor doutor do Departamento de Teoria de Educação, Expressões Artísticas e Educação Física da Universidade do Minho- Braga/ Portugal)

10h30 – Coffee break - Mostra fotográfica: Faces da Velhice

11h – 12h – Painel I

Universidade do Envelhecer: da formação à atuação - Profa. Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski (Professora do Departamento de Farmácia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Universidade de Brasília / Coordenadora do programa Universidade do Envelhecer – UnB)

A Relação entre Aprendizagem e Velhice: O ensino superior como mediador dos contextos educativos num mundo envelhecido –  Prof. Dr. Ricardo Pocinho (Professor adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal)

12h – Almoço

13h – 14h - Karaokê Sênior – com alunos e professores da UNATI da PUC Goiás ( disciplinas de inglês, francês e espanhol ) PUC IDIOMAS – aberto ao público da IV CIPES


3 de Outubro de 2019
Quinta-Feira – Período Vespertino

14h – 14h20 – Apresentação Cultural: Orquestra Sertaneja de Pires do Rio/GO sob a regência de Glêick Silva e Carlos de Oliveira

14h – 16h – Painel II

Nuevos Profesionales para el siglo XXI  – Rául Carlos Drelichman (Professor e coordenador do Departamento de Ciências do Envelhecimento, da Universidade Maimónides – Argentina).

 USP Aberta à Terceira Idade: a experiência da prática de oficinas físico-esportivas na busca pelo envelhecimento ativo. – Profa. Dra. Rosa Yuka Sato Chubaci   ( professora  do curso de graduação em Gerontologia da USP).

16h – 16h20 – Coffee break – Exposição de banners

16h20 – 17h – Painel III

Concepção e desenvolvimento de projetos de aprendizagem e participação artísticos: práticas contextualizadas numa comunidade sênior – Profa. Dra Sandrina Milhano (Diretora da Escola Superior de Educação e Ciências do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal)

Apresentação de Projetos/Pesquisas de Ações Educativas em Gerontologia e Processos de Envelhecimento

17h – 17h40 – Conferência de Encerramento: Dança Circular e Gerontologia: uma ferramenta na Educação – Profa. Danielli Montenegro (UNATI da PUC Goiás) e Profa. Dra. Cristina Bonetti (Coordenadora adjunta de pesquisa e Coordenadora do curso de especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação – Universidade Estadual de Goiás)

17h40 – 18h – Apresentação Cultural: Dança Circular com alunos da Disciplina de Dança Circular – Profa. Danielli Montenegro


3 de Outubro de 2019
Quinta-Feira – Período Noturno

19h30 – Jantar – Confraternização (Local a confirmar)


4 de Outubro de 2019
Sexta-Feira – Período Matutino

8h – 9h – Recepção e Apresentação Cultural: Cultural: Coral Vida Ativa – Vila Nova – Goiânia/GO – Profa. Joelma Cristina Gomes

9h – 9h40 – Conferências de abertura: Envelhecimento Ativo como tema central em projetos europeus – Prof. Me. Luis Jacob (Presidente da RUTIS e da RIPE+50, professor do Instituto Politécnico de Bragança – Portugal) e Me. Dulce Mota (Relações Públicas da RUTIS)

Conectando Gerações, Construindo Longevidade – Carlota Esteves (Instituto Longevidade Brasil – Rio de Janeiro)

9h45 – 10h30 – Painel IV

A solidão do idoso em meio rural: estratégias de intervenção O Projeto Coração de Sicó – Prof. Dr. Rui Miguel Duarte Santos (Diretor Técnico em uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS)

O papel do Diretor Técnico nas estruturas residenciais para idosos: dilemas entre o ser, o querer e o ter – Prof. Dr. Cristovão Margarido (Subdiretor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal)

10h30 – 10h50 – Pausa para o café – Exposição de banners

11h – 11h45 – Painel V

Home care: um cuidado para todos – Flávia Reis Caixeta Aguiar ( Gestora em Saúde / Consultora em qualidade de atendimento )

Formação do profissional cuidador: uma proposta de educação permanente –  Maria Antonieta Turci Rulli ( Kaizen Saúde – São Paulo/SP – Núcleo Cuidadores)

12h – 13h30 – Almoço


4 de Outubro de 2019
Sexta-Feira – Período Vespertino

13h30 – 16h – Painel VI

Os Conselhos de Direitos na formulação e efetivação de políticas públicas para o bem estar das pessoas idosas – Prof. Me. Jorge Nei Neves (Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (CEDI/PR) e Professor do Quadro Próprio do Magistério – Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná)

Cérebro ativo: um programa para estimulação e educação em saúde cerebral e cognitiva – Me. Luciano Rodrigues de Oliveira (Diretor Executivo da LRO – Consultoria e Assessoria em serviços de desospitalização e transição de cuidados – São Paulo/SP)

Instituições de Ensino Superior abertas para pessoas idosas: espaços diferenciados de aprendizagem- Roberto Bastos de Oliveira Júnior (Prefeitura Municipal de Lorena/SP e Grupo de Pesquisadores do Centro UNISAL)

O ensino da língua estrangeira para os +60: como fazemos? - Alex de Andrade Medeiros, Svetlana Guerreiro Chaves Garrido, Cristiane Azevedo Souza, Ciaran Francis Leonard (Professores da UNATI da PUC GOIÁS)

16h – 16h20 – Coffee break – Exposição de banners

16h20 – 17h – Mesa redonda: A universidade como mediadora de novas práticas na velhice – convidados

17h – 17h30 – Apresentação Cultural ITEGO Basileu França: peça teatral “A falecida idade”, inspirada no estudo da obra “A falecida“, de Nelson Rodrigues, sob a coordenação da professora Joana D’Arc Leite e direção da professora Luciana Gonçalves.

17h30 – Sessão de encerramento – Adesão do novo membro da RIPE+50

19h – Encontro festivo (Encerramento) (Local a confirmar)