III Congresso de Ciência e Tecnologia

Apresentação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada Estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região.

Em 2017 o tema da SNCT será “A Matemática está em tudo”. A Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás se constitui em espaço e momento de socialização do saber científico produzido por todos os atores (professores, pesquisadores, egressos, estudantes dos cursos de graduação, de especialização, mestrados e doutorados) da PUC Goiás e de instituições de ensino superior do Estado de Goiás e outros estados.

A PUC Goiás ampliou as ações e atividades da Semana de Ciência e Tecnologia passando a denominar-se Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás que teve a sua primeira edição em 2015 e segunda edição em 2016 que envolveu todos dos campi da instituição. Este ano, na terceira edição pretendemos manter o envolvimento de todas as escolas e cursos da PUC Goiás de forma a envolver e motivar docentes e estudantes de todas as áreas do conhecimento com os temas propostos a fim de valorizar a criatividade e atividade científica, além de fortalecer a cultura da pesquisa nesta IES, que prioriza e tem como lema “Conhecimento a Serviço da Vida”.

Neste evento, apresentaremos relatórios de estudantes dos programas de iniciação científica da PUC Goiás e parceiros (cinco modalidades): PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq; bolsa de iniciação científica da PUC Goiás (BIC); voluntários e bolsistas da Organização das Voluntárias de Goiás, que cumprem a contrapartida da bolsa em atividades de pesquisa.

Na perspectiva de integrar a ciência e a tecnologia por meio da participação do público-alvo nas diversas atividades, busca-se promover debate e colocar o saber produzido a serviço do desenvolvimento do Estado de Goiás e do Brasil, com redobrada atenção às demandas e desafios globais em face às exigências da evolução tecnológica, da tecnologia da informação, do vasto mundo de trabalho e, portanto, busca-se dinamizar e divulgar a concepção de universidade como locus privilegiado de produção, discussão e divulgação da ciência, tecnologia e desenvolvimento social. Para esta extensa e profunda imersão no mundo do conhecimento e para a promoção de um evento dessa magnitude é fundamental a união esforços, de recursos e de conhecimentos, bem como de parcerias pública e privada, com vistas ao alcance pleno dos resultados planejados e esperados.