O Curso

O Curso de Teologia modalidade bacharelado foi autorizado pelo Conselho Nacional de Educação em 03/1999, por meio do parecer 241/99, sendo criado na UCG, em 09/11/1999 pela Deliberação 11/99 do então Conselho de Ensino e Pesquisa – CEPE. Foi reestruturado e desde 2013 tem um novo formato que corresponde às necessidades do nosso público. Sua implantação na instituição responde às exigências da própria missão da Igreja à qual a IES está vinculada, de “ajudar os homens e as mulheres na perseguição constante da verdade, proporcionando um testemunho eficaz, hoje tão necessário, da confiança que a Igreja tem no valor intrínseco da ciência e da investigação” (ECE, 14).

O Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás tem como pressuposto básico uma sólida formação nos conteúdos fundamentais da Teologia, que capacite os alunos para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.

O curso tem a finalidade de formar profissionais bacharéis com uma formação pautada no conhecimento das diferentes tradições religiosas, com ênfase na tradição Católica Apostólica Romana, respeitando-se os princípios da liberdade religiosa. Todavia, será esta a concepção que permeará todo o Curso de Bacharelado em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no qual os diferentes conteúdos curriculares propiciarão uma discussão aprofundada da Tradição Católica. Constitui uma das principais dimensões da universidade uma vez que define e caracteriza a natureza da PUC e colabora para o aprofundamento e vivência comunitária da fé cristã numa perspectiva acadêmico-científica mediante o diálogo com as outras ciências, artes e filosofia.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Mons. Luiz Gonzaga Lobo
E-mail da coordenação: lg.lobo@uol.com.br / secretaria.iscruz@gmail.com
Fone: (62) 3567-9060
Horário de atendimento: 7h30 às 12h35 (segunda a sexta-feira) 19h às 22 horas (terça, quarta e sexta)

Contatos com a Escola de Formação de Professores e Humanidades:
Diretor:
Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira
E-mail:  efph@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 39461671
(62) 39461626
Horário de atendimento: Segunda a Sexta,das 7h às 22h e Sábado, das 7h às 12h

Diferencial

O curso caracteriza-se por uma formação científica, a fim de que o bacharel seja capaz de realizar estudos e pesquisas no campo da Teologia, segundo a metodologia própria dessa ciência, sobre as várias realidades da existência humana, a partir da Revelação Cristã; humanística, tendo em vista a produção de conhecimentos que propiciem a compreensão metódica dos conteúdos da fé, de suas fontes e dinamismos, favorecendo mais recursos para uma leitura mais lúcida da realidade humana e uma maior abertura e diálogo com as suas variadas expressões; pastoral, uma vez que habilita agentes sociorreligiosos para assumirem diferentes ministérios e funções na comunidade eclesial, como ministros ordenados (presbítero ou diácono permanente), como religiosos ou leigos. Bem como uma formação interdisciplinar e reflexiva para formar um profissional com domínio de pensar e fazer articulação do seu conhecimento com as demais áreas do conhecimento e uma postura ética no exercício das diferentes profissões, capaz de dialogar com as ciências positivas de maneira coerente, sempre comprometido com uma contínua atualização teológica, visto a importância do constante diálogo com os contemporâneos, em uma cultura e sociedade dinâmicas.
O curso contempla diferentes perfis de ingressantes: diversidade de gênero, de formação acadêmica e profissional, com níveis distintos de adesão à fé cristã, incluindo a possibilidade de alunos que professam outra fé e desejam conhecer a teologia católica e suas implicações.
O curso conta com um corpo docente altamente qualificado, comprometido com o projeto pedagógico para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios da pós-modernidade.

Histórico

O curso de Teologia, autorizado como Bacharelado pelo Conselho Nacional de Educação em 03/1999 através do parecer 241/99, foi criado, na UCG, em 09/11/1999 pela deliberação do Conselho de Ensino e Pesquisa – CEPE 11/99, com base no parecer CES 505/99 do Conselho Nacional de Educação. Objetivo do curso é a análise da Teologia sob o ponto de vista da multidisciplinaridade, buscando construir paradigmas epistemológicos críticos.
O curso foi reestruturado e retomou suas atividades no primeiro semestre de 2013. Dentre as razões que levaram a sua reestruturação, destaca-se a necessidade do fortalecimento acadêmico pela oferta de um curso que vem ganhando importante espaço tanto na sociedade quanto na academia. Pois a Teologia realmente tem uma grande contribuição a oferecer à humanidade, colaborando para o aprofundamento e vivência comunitária da fé cristã numa perspectiva acadêmico-científica através do diálogo com as outras ciências, as artes e a filosofia e cooperando para o desenvolvimento sociocultural do povo.

Formação Científico-Tecnológica

O curso de Teologia oferecerá formação que assegure:

-     articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
-     ensino crítico, reflexivo e criativo;
-     educação para o exercício da cidadania;
-     participação plena na sociedade e respeito à diversidade;
-     implementação de metodologia que estimule a reflexão sobre a realidade cotidiana e o aprender a aprender;
-     articulação entre o conhecimento teológico e a ação concreta no mundo;
-     vivência de dinâmicas de trabalho em grupo;
-     valorização das dimensões éticas e humanísticas para o desenvolvimento pelo aluno de competências e habilidades e formação de atitudes e valores requeridos ao exercício do papel do teólogo na comunidade e na sociedade em geral.

Formação Crítico-Humanística

Ao estudo aprofundado e analítico da tradição acumulada somam-se os conteúdos do eixo de formação teórico-prática, que visam contextualizar o acervo conceitual no tecido social e vivencial dos acadêmicos, promovendo experiências e intervenções transformadoras. As unidades curriculares desse eixo promovem e alimentam a educação do teólogo para a cidadania enquanto liderança crítica que deve estimular a participação plena da sociedade e o respeito à diversidade. Nesse eixo, cada unidade curricular valoriza as dimensões éticas e humanísticas, com vistas ao desenvolvimento pelo aluno de competências e habilidades e formação de atitudes e valores voltados para o exercício do papel do teólogo na comunidade e na sociedade em geral.

Mercado de Trabalho

-     Exercer presença pública, interferindo construtivamente na sociedade na perspectiva da transformação da realidade e da valorização e promoção do ser humano;
-     Assessorar e participar de instituições confessionais, interconfessionais, educacionais, assistenciais e promocionais, tanto na perspectiva teórica, quanto na prática;
-     Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa de acordo com as exigências acadêmicas;
-     Participar de comitês e conselhos tais como: Ambiental e de Bioética, Ética em Pesquisa, Juntas de Conciliação, entre outros, promovendo a defesa dos direitos inalienáveis do ser humano e contribuindo para a construção permanente de uma sociedade mais justa e harmônica;
-     Divulgar o pensamento teológico de modo a contribuir para a evangelização nos mais diferentes campos e ambientes da cultura e/ou sociedade contemporânea.