O Curso

O curso de licenciatura em Química faz parte do compromisso/missão desta instituição, voltado para a busca de soluções dos graves problemas educacionais, sociais, políticos e econômicos enfrentados pela Região Centro-Oeste. Entre suas prioridades, o curso propõe formar professores competentes, éticos e criativos para atender as carências do ensino na nossa região, sendo um dos cursos de Licenciatura oferecidos pela PUC Goiás, que abrange diversos campos do saber relativos à formação de professores. Ciente dos compromissos da instituição para com a formação de professores, os licenciados em Química deverão estar aptos a atuar em instituições de ensino médio e desenvolver pesquisas na área de ensino de química, atuando como sujeitos na transformação da realidade da educação básica brasileira, inserindo-se na instituição escolar e no exercício de sua profissão, enfrentando os desafios da sala de aula, bem como as demandas que dela emanam.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Dr. Danns Pereira Barbosa
E-mail da coordenação: danns@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1371
(62) 3946-1149
Horário de atendimento: por agendamento

Contatos com a Escola de Ciências Exatas e da Computação – ECEC:
Diretora: Profa. Ma. Mírian Sandra Rosa Gusmão
Secretário: Ary Rodrigues de Bessa
Secretária Adjunta: Cândida Cristina da Costa Moura
E-mail da Escola: ecec@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1371
Horário de atendimento da secretaria: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

O curso de licenciatura apresenta como diferencial uma formação pautada na ética e na cidadania, sem deixar de se preocupar com a formação específica, caracterizada pela produção científica, com vários projetos de Iniciação Científica, com bolsas financiadas pelo CNPq (PIBIC), PUC (BIC e OVG), Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES e monitoria (PUC Goiás). Além da pesquisa, destacam-se também atividades de extensão e a atuação junto à comunidade aberta, caracterizada pela realização anual, por parte da PUC Goiás, da Jornada da Cidadania, Projeto Ciranda, Semana de Ciência e Tecnologia, espaços de desenvolvimento e aplicação das atividades trabalhadas durante o curso.

Histórico

O curso de licenciatura em Química foi criado em 2004, com sua primeira turma tendo ingressado no segundo semestre deste mesmo ano. Uma das primeiras ações conjuntas da Prograd/Coordenação de Curso é a participação na organização de um dos principais eventos científicos voltados à formação de professores da área de Química, o Encontro Nacional sobre Ensino de Química (ENEQ), realizado nas dependências da Universidade Federal de Goiás em conjunto com a PUC Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal de Goiás, contando com apresentação de trabalhos, minicursos e pôsteres na área da Química. Seguindo a tradição da PUC Goiás de constante avaliação e reformulação de seus cursos, visando a melhoria constante da formação discente, o curso de licenciatura em Química está atualmente em sua terceira versão do Projeto Pedagógico, contando com disciplinas de formação geral, pedagógicas e específicas, num total de 2840 horas.

Formação Científico-Tecnológica

O núcleo de formação científico está organizado de modo que o estudante compreenda os conhecimentos fundamentais da Química, enfocando as transformações químicas; variáveis termodinâmicas e cinéticas; estrutura e propriedades da matéria; manuseio de substâncias e materiais de laboratório químico; análise química e físico-química de materiais diversos, gerenciamento e descarte de produtos e resíduos laboratoriais, visando à segurança do trabalho, conservação do meio ambiente em uma perspectiva de Educação Ambiental.
O núcleo de formação pedagógica está organizado em disciplinas comuns às licenciaturas da PUC Goiás e em disciplinas específicas da licenciatura em Química, aprofundando-se em temas importantes da educação e do ensino, enfocando os seguintes aspectos: visão abrangente do papel da escola e do educador; processo ensino-aprendizagem e metodologia de ensino de Química.

Formação Crítico-Humanística

Norteado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o currículo do curso de licenciatura em Química privilegia como princípio orientador o raciocínio e o desenvolvimento da visão crítica do estudante, formando o professor como um sistematizador de ideias, superando o papel tradicional de transmissor de conhecimento. Nesse sentido, os componentes curriculares convergem para um enfoque mais investigativo, procurando estabelecer a articulação entre as atividades teóricas e práticas, com o objetivo de promover o desenvolvimento crítico-reflexivo dos estudantes. A formação do profissional está organizada por núcleos da seguinte maneira:

1) disciplinas de formação geral;
2) disciplinas de formação pedagógica comuns às licenciaturas da PUC Goiás;
3) disciplinas pedagógicas específicas;
4) disciplinas de formação específica;
5) estágios supervisionados.

Mercado de Trabalho

Além da atuação no magistério, no ensino médio, de acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), as atribuições do licenciado em Química são:

1) Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
2) Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;
3)  Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
4)  Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
5)  Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
6)  Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.