O Curso

Fundamentado na docência, o curso de Pedagogia da PUC Goiás forma pedagogos para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto em escolas quanto em outros espaços educativos que tenham a educação como objeto de estudo.  Visa formar profissionais com perfil que atenda às exigências de um campo que necessita de conhecimentos teóricos-político-pedagógicos para cumprir suas demandas.

Contatos com a Coordenação:
Coordenadora: Profa. Janaina Cristina de Jesus
E-mail:  coordenacaopedagogia@pucgoias.edu.br
Fone: 39461625
Horário de atendimento: Segunda, terça, quinta e sexta- feira, das 8h às 12h.
Segunda a sexta, das 18h às 21h

Contatos com a Escola de Formação de Professores e Humanidades:
Diretor:
Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira
E-mail:  efph@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 39461671
(62) 39461626
Horário de atendimento: Segunda a Sexta,das 7h às 22h e Sábado, das 7h às 12h

 

Diferencial

O curso de Pedagogia da PUC Goiás segue princípios como a defesa e a valorização dos professores; da melhoria da educação básica; dos direitos humanos; luta pelo diálogo com as Redes Públicas de Ensino; com os movimentos sociais e com a sociedade civil.

Histórico

Com mais de 65 anos de história, o curso tem o projeto pedagógico fundamentado na educação como prática social e pedagógica, ou seja, considera a formação docente, o papel da escola e outras instituições educativas, mas leva em conta também o fenômeno educativo em interlocução com outras dimensões da vida social como: educação popular, movimentos sociais, dentre outros.

Mercado de Trabalho

Os profissionais da Pedagogia desenvolvem atividades de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos. Também atuam em assessorias e em planejamento. Estão presentes nas redes de ensino federal, estadual, municipal e particular, em representações ou Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Existem ainda espaços formais e não formais de educação para a atuação do pedagogo, como área cultural e ambiental, organizações não governamentais, movimentos sociais, entre outros.

 Formação Crítico-Humanística

O Curso de Pedagogia tem como um de seus princípios o compromisso com a formação integral dos acadêmicos, fundamentada numa concepção crítica e humanística de sociedade e de conhecimento. Dessa forma, a Matriz Curricular está organizada epistemologicamente por disciplinas que possibilitam uma articulação teórica e metodológica entre ensino, pesquisa e extensão com vista à formação interdisciplinar e integral.

 Formação Científico-Tecnológica

O compromisso com a formação integral dos acadêmicos do Curso de Pedagogia está diretamente articulado à produção do conhecimento científico e tecnológico. Os acadêmicos, a partir do 2º Período do Curso, têm a possibilidade de ampliar a sua formação acadêmico-profissional por meio da inserção em projetos de iniciação científica, núcleos e grupos de pesquisa, bem como em eventos de caráter cientifico-tecnológicos organizados pela PUC Goiás e pela Escola de Formação de Professores e Humanidades.