O Curso

O curso de Nutrição da PUC Goiás tem como eixo central a formação integral do estudante por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tem em sua proposta o objetivo de capacitar profissionais para o trabalho de investigação, prevenção, avaliação, habilitação e reabilitação nas áreas de Saúde Pública, Nutrição Clínica, Nutrição em Esportes, Alimentação Coletiva, Marketing, Indústria de Alimentos com visão holística, humanista e crítica.

Além das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso tem como referencial a opção filosófica da universidade: instituição Católica, pluralista, aberta ao diálogo e ao relacionamento fraterno, que é também centro de debates e vivência democrática. Preocupa-se com a qualidade de vida em todas as suas formas e reconhece a importância de construir nos vários campos das ciências os fundamentos dos valores ecológicos e bioéticos.

Contatos:

Coordenadora do Curso: Profa. Daniela Canuto Fernandes Almeida
E-mail: nutdanicanuto@gmail.com
Telefone: (62) 3946-1316
Atendimento nos turnos matutino e vespertino

Diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde: Prof. Renato Alves Sandoval
Secretária da Escola de Ciências Sociais e da Saúde: Marilene Maria Alves de Assis
Telefone: (62) 3946-1095
Atendimento nos turnos matutino e vespertino

Diferencial

Desde o primeiro período do curso de Nutrição, o aluno tem aulas práticas nos laboratórios básicos como de Anatomia, Química, Tecnologia de Alimentos, entre outros. A partir do segundo período começa a utilizar os laboratórios específicos, como o de Nutrição e Dietética; Habilidades; Semiologia; Informática para cálculo de dietas e composição corporal.

O contato do aluno com os campos de estágios curriculares obrigatórios inicia-se efetivamente no quinto período e se estende até o final da graduação, para que o acadêmico possa aliar a teoria à prática. Além disso, o curso conta com docentes capacitados. São especialistas, mestres e doutores com ampla experiência nas suas áreas de ensino e pesquisa que serão mediadores do processo de ensino e aprendizagem.

Histórico

Criado em 2006, o curso de Nutrição da PUC Goiás está inserido em uma proposta de inovação das graduações em nível nacional, com cursos atualizados, flexíveis e que adequem a formação do profissional não só à realidade do mundo e do nosso país, mas principalmente à região onde o curso está instalado.

Sua matriz curricular foi criada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação em Nutrição, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação. Os conteúdos ministrados nas diferentes disciplinas contemplam uma formação ampla, a fim de formar o futuro profissional com competências e habilidades gerais e específicas.

Formação Crítico-Humanística

O perfil do profissional do Curso de Nutrição da PUC Goiás é de Nutricionista com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

 Formação Científico-Tecnológica

A formação prática é fundamentada com o objetivo de assegurar o aprendizado integrado ao aluno entre teoria aplicada na sala de aula, atividades de pesquisas bibliográficas e de campo, atividades de extensão comunitária, intervenções preventivas e curativas, nas diferentes áreas de atuação, interdisciplinaridade e interdepartamentalização, além do compromisso com a ética e a transformação social no processo de formação profissional e a construção da cidadania.

 Mercado de Trabalho

Com um mercado de trabalho em franca expansão, o nutricionista pode atuar em diversas áreas, as principais são:

 - Alimentação Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como serviços de alimentação autogestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissárias, cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde, atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador;

 - Nutrição Clínica: atividades de nutrição e dietoterapia realizadas em hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e SPA, ambulatórios/consultórios, Banco de Leite Humano (BLH), Lactários/Centrais de Terapia Nutricional, além do atendimento domiciliar;

 - Saúde Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, atenção básica, como Promoção da Saúde e em Assistência à Saúde, e vigilância sanitária;

 - Docência: atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação/gestão, relacionadas à alimentação e nutrição;

 - Indústria de Alimentos: atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e nutrição;

 - Nutrição em Esportes: atividades relacionadas à alimentação e nutrição em academias, clubes esportivos e similares;

 - Marketing na área de Alimentação e Nutrição: atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e nutrição.