O Curso

O licenciado em Matemática, além de lecionar para o ensino fundamental e para o ensino médio, pode trabalhar em instituições financeiras e ainda optar, depois de formado, em pós graduar-se em diversas linhas de pesquisa. Entre elas: Educação Matemática, Matemática Pura, Matemática Computacional, Matemática Aplicada, Matemática Industrial. Desse modo, o graduado amplia suas possibilidades de exercício da profissão e tem condições de atuar em instituições de ensino superior, financeiras e na indústria. O curso de Licenciatura em Matemática da PUC Goiás abraça a causa da educação concebendo essa área como uma das mais importantes para o desenvolvimento humano, para a sociedade goiana e brasileira, coadunando com os anseios da sociedade organizada e da Igreja Católica. Assim, a coordenação do curso busca programar ações positivas no interior da estrutura organizacional com a finalidade de garantir o acesso e a permanência do ingressante. Essa linha de atuação pode ser percebida também na proposta curricular, em que estão postas disciplinas que têm a função de formar o indivíduo humanisticamente, tecnicamente e cientificamente, dando condições de acesso ao mundo do trabalho de forma competente.

Contatos com a Coordenação: 

Coordenador (a): Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz
e-mail da coordenação: duelci.vaz@gmail.com
Fone: (62) 3946 1123
Horário de atendimento:

Contatos com a Escola de Ciências Exatas e da Computação – ECEC:

Diretor (a): Profa. Ma. Mirian Sandra Rosa Gusmão
e-mail da Escola: ecec@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1371
(62) 3946-1571
Horário de atendimento: das 7h às 12 horas, das 13h às 17 horas e das 18h às 22 horas

Diferencial

O curso conta com modernos laboratórios de informática, ampla biblioteca e uma moderna estrutura curricular que contempla e associa a formação específica com ensino e com a formação de um profissional consciente dos problemas que envolvem a sociedade. Projetos importantes são desenvolvidos no curso, como PIBIC, PIBID e o Projeto Calcule. A graduação tem ainda o Núcleo de Pesquisa em Matemática,o Laboratório de Ensino e suporte ao aluno ingressante.

 Formação Científico-Tecnológica

Na questão da formação do professor de Matemática, destacamos as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV, Metodologia de Ensino da Matemática, História da Matemática e Tecnologias para o Ensino da Matemática. Além dessas, existem as disciplinas de formação específica, lecionadas por professores gabaritados e experientes. Todas informam o aluno sobre as possibilidades de pesquisa em todas essas áreas.

Formação Crítico-Humanística

A grade curricular contempla, além de conteúdo específico, disciplinas cujo foco principal é a formação integral do indivíduo, como Filosofia, Português, Sociologia, Libras, Religião, entre outras, coadunando-se com a política da mantenedora.

 Histórico

Fundado em 1961, o curso de Licenciatura em Matemática da PUC Goiás está consolidado entre os melhores da área de exatas do Estado. Com uma equipe de professores qualificados, constituído de mestres e doutores em Matemática e Educação Matemática, o curso capacita professores de Matemática para atuarem no ensino fundamental, médio e, ainda, prepara seus alunos para ingressarem em cursos de pós-graduação em diversas instituições, dando condições para os estudantes progredirem nos âmbitos acadêmico e científico.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o professor de Matemática é promissor. A demanda por educadores é ainda maior na área de exatas. Além disso, as políticas públicas acenam com importantes modificações para esse profissional. Prova disso é o estabelecimento do piso salarial mínimo para a categoria. O salário de um professor de Matemática dependerá de sua qualificação e também da instituição em que leciona. Hoje, as federais têm oferecido excelentes condições de atuação e as particulares também têm valorizado o trabalho do professor de Matemática. No âmbito estadual e municipal, a tendência também é de melhora.