O Curso

Criado com o objetivo de preparar o profissional para atuar de forma qualificada no segmento gastronômico, o curso superior de tecnologia em Gastronomia da PUC Goiás proporciona ao aluno o entendimento da área também como expressão cultural e histórica, enfatizando o domínio da arte e da tecnologia da gastronomia, e a capacidade de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias brasileiras e de outros países do mundo em ambientes, eventos e negócios pertinentes. Se desafio é capacitar os alunos para trabalhos em hotéis, restaurantes, bares, hospitais, delicatessen, empórios, caterigns e outros estabelecimentos.

Contatos com a Coordenação:
Coordenadora
: Profa. Cristiane Souza Gomes da Fonseca
E-mail da Coordenação: crisgoiania@terra.com.br
crisgomespucgoias@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1395
Horário de atendimento: Segunda-feira, das 14h às 19h30min., Quarta-feira, das 14h às 19h. e Quinta-feira, das 14h às 18h30min.

Contatos com a Escola de Ciências Sociais e da Saúde – ECISS
Diretor: Prof. Dr. Renato Alves Sandoval
Secretários: Marilene Maria Alves de Assis (Titular)
Jeancarlo Ribeiro (Adjunto)
E-mail da Escola: ecisspucgoias@gmail.com;
eciss@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1095
(62) 3946-1096
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 7h às 17h e das 18h às 22h
Sábado, das 9h às 11h30min.

Diferencial

Na estrutura modular, o aluno passa a maior parte do tempo na cozinha aperfeiçoando habilidades como manuseio de instrumentos e técnicas de preparos. Dessa forma, adquire competências específicas em cada módulo, permitindo que o mesmo ingresse rapidamente no mercado de trabalho.

Histórico

Em 2006, a PUC Goiás iniciou o processo de implantação de Cursos Superiores de Tecnologia, e, em função da demanda, houve a proposta da oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Serviços de Alimentação. Em junho do mesmo ano, o MEC lança a primeira edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que não contemplava curso com essa denominação. Para atender às diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – o curso foi transformado em Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Criado com o objetivo de preparar o profissional para atuar de forma qualificada na área gastronômica, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da PUC Goiás proporciona ao aluno o entendimento da gastronomia como expressão cultural e histórica, mediante o domínio da arte e da tecnologia da Gastronomia, e do desenvolvimento de habilidades e competências requeridas à criação, planejamento, gerenciamento e operacionalização de produções da culinária brasileira e de outros países do mundo em ambientes, eventos e negócios pertinentes.

Formação Científico-Tecnológica

A vertente tecnológica privilegia o ensino por competências, a partir da articulação de conhecimentos de diversas áreas em situações-problema relacionados diretamente ao contexto de atuação do futuro profissional. Ou seja, há a articulação dos conhecimentos necessários à produção de alimentos, bem como da gestão de processos, de pessoas, de materiais e financeira, não só de cozinhas, mas de empreendimentos alimentícios como um todo.

 Formação Crítico-Humanística

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da PUC Goiás proporciona ao aluno o entendimento da gastronomia como expressão cultural e histórica, mediante o domínio da arte e da tecnologia da Gastronomia, e do desenvolvimento de habilidades e competências requeridas à criação, planejamento, gerenciamento e operacionalização de produções da culinária brasileira e de outros países do mundo em ambientes, eventos e negócios pertinentes.

Mercado de Trabalho

O profissional formado em Gastronomia egresso da PUC Goiás deverá ser capaz de:

  • Conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar eventos, projetos e empreendimentos gastronômicos;
  • Trabalhar em empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, bufês, catering, entre outros locais;
  • Exercer a profissão de forma articulada com os contextos socioeconômico e culturais;
  • Dominar a história dos alimentos e a ciência dos ingredientes;
  • Aplicar técnicas para o refinamento gastronômico, respeitando as identidades regionais, nacionais e internacionais;
  • Dimensionar cardápios e elaborar pratos de culinária específica, segundo critérios de preparo, decoração e serviços de mesa;
  • Atender a critérios de qualidade na escolha dos alimentos;
  • Aplicar os protocolos de higiene pessoal, ambiental e de utensílios na manipulação de alimentos;
  • Utilizar inovações adequadas ao desenvolvimento das atividades profissionais;
  • Atuar profissionalmente, pautado em princípios éticos, legais e com responsabilidade ambiental e social;
  • Desenvolver bom relacionamento com colaboradores, fornecedores e funcionários de todos os níveis hierárquicos das empresas e organizações;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas oral, escrita e pictórica;
  • Atuar de forma criativa e empreendedora;
  • Usar de forma competente as Tecnologias de Comunicação e Informação;
  • Realizar o seu trabalho, considerando os mais altos padrões de qualidade e a responsabilidade socioprofissional;
  • Ajustar-se às transformações do mundo do trabalho;
  • Investir continuamente em sua formação.