O Curso

O curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica  de Goiás qualifica profissionais para o trabalho em pesquisa, prevenção, avaliação, habilitação e reabilitação nas áreas das comunicações oral e escrita, de voz, audição, motricidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva. Campos de atuação: hospitais (UTI neonatal, UTI pediátrica, UTI adulta, ambulatório, leito, urgência e emergência); clínicas particulares; postos de saúde; instituições; home care; empresas; rádio; televisão; teatro; corais; telemarketing; escolas e universidades. A partir do 5º período, o aluno deverá ter disponibilidade no turno vespertino para a realização de estágios. O desafio do curso de fonoaudiologia é formar profissionais capazes de pensar, atuar e ser proativo em sua profissão, com responsabilidade político-social, a partir dos conhecimentos científicos, teórico-práticos e éticos adquiridos.

Diferencial

O curso dispõe de laboratórios de voz, laboratório de audiologia, sala para documentação e laboratório de informática para melhor realizar a associação teórico-prática, além de excelentes laboratórios, oferece estágios supervisionados em todas as áreas da fonoaudiologia. Inserido na Clínica-Escola de Fonoaudiologia, encontra-se o Centro de referência em Saúde Auditiva (CRESA/PUC Goiás) que, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza um serviço de atenção à saúde auditiva de média complexidade. Neste centro, são realizados vários exames audiológicos que possibilitam um diagnóstico nosológico, determinado pela Otorrinolaringologia e funcional (diagnóstico fonoaudiológico) dos diversos distúrbios da audição. Após a avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica, são selecionados e adaptados os aparelhos de amplificação sonora individuais que são doados àqueles que os necessitam, seguidos por atendimento fonoaudiológico na área de audiologia educacional. É também realizado o “teste da orelhinha”, avaliação audiológica infantil comportamental e eletrofisiológica assim como, avaliação e terapia dos distúrbios do equilíbrio. Desta forma, este centro também se revela um excelente campo de estágio curricular.

Histórico

O curso de Fonoaudiologia na PUC Goiás surgiu a partir da preocupação do Departamento de Psicologia em estruturar um trabalho na área fonoaudiológica, a fim de atender à solicitação de alunos e de clientes do Centro de Orientação Psicológica e Clínica (COPC) com distúrbios da comunicação. O projeto de criação do curso foi coordenado pela professora Annete Scotti Rabelo, tendo como colaboradores as professoras Ceres Regina Dias Fernandes e Cirinéia de Abreu Moura e representação do Núcleo de Fonoaudiologia de Goiânia. O curso de Fonoaudiologia foi implantado na PUC Goiás em 1986/2, conforme Resolução nº 06, de 06 de abril de 1983. Em 1988/1 foi realizada a primeira reestrutuação curricular, sendo a última implementada em 2007/1.

Mercado de Trabalho

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde que atua com indivíduos de todas as faixas etárias, desde o recém-nascido até o idoso, sendo responsável pela pesquisa, prevenção, avaliação, habilitação e reabilitação nas áreas de comunicação oral e escrita, voz, audição e motricidade orofacial, bem como nos padrões de aperfeiçoamento de fala e voz.

LOCAIS DE ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO

  • HOSPITAIS
  • MATERNIDADES
  • POSTOS DE SAÚDE
  • ESCOLAS
  • INDÚSTRIAS
  • CENTROS AUDITIVOS
  • CONSULTÓRIOS
  • UNIVERSIDADES
  • CRECHES
  • INSTITUIÇÕES
  • REDES DE TV E RÁDIO
  • TEATRO
  • CORAIS