O Curso

O curso de licenciatura em Filosofia da PUC Goiás assume a responsabilidade de pensar formas integradas e interdisciplinares de trabalhar em sintonia com o retorno desse ramo do conhecimento como disciplina nos currículos do Ensino Médio brasileiro. Alicerça-se em um espírito de questionamento acerca dos problemas do mundo contemporâneo e como conteúdo transversal no Ensino Fundamental. Seu desafio é capacitar o licenciado à compreensão das questões referentes ao sentido da existência, da ação política, da educação e das produções éticas, estéticas e culturais. Visa à construção de novas formas de produção e difusão do conhecimento filosófico; a integração entre a Filosofia e as diversas áreas do conhecimento; e o desenvolvimento da consciência crítica.

Contatos com a Coordenação:
Coordenadora: Profa. Polliana Pires do Carmo A. Rocha
Email da coordenação: prof.pollianapires@hotmail.com
Fone: (62) 3946-1625
Horário de atendimento: matutino, vespertino e noturno

Contatos com a Escola de Formação de Professores e Humanidades:
Diretor: Prof. Romilson Martins Siqueira
Secretária: Helena Aparecida Roque
E-mail da Escola: 
efph@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1626
(62) 3946-1671
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e sábado, das 7h às 12h

 

Diferencial

Ancorado em uma formação integral e transdisciplinar, o curso de licenciatura em Filosofia da PUC Goiás prepara profissionais para atuarem no Ensino Fundamental e Médio com reflexão filosófica apurada e espírito questionador acerca dos problemas do mundo contemporâneo. Nesse sentido, a estrutura curricular do curso aborda temas relevantes e indispensáveis da História da Filosofia. Organizada de forma temática, esta graduação pretende habilitar licenciados integrados à realidade sócio-político-cultural do Brasil e do mundo contemporâneo, visando à formação de professores de Filosofia e de cidadãos defensores e promotores dos direitos humanos, da consciência crítica, da cidadania e do desenvolvimento sustentável.

Histórico

Fundado em 1987, o curso de Filosofia é marcado pela tentativa de articular intrinsecamente o aprendizado básico e a pesquisa, pautando-se no objetivo de formar quadros profissionais qualificados e capazes de vir a atuar na docência.  Em face dos novos tempos e ciente da necessidade de formar profissionais capazes de, entre outras coisas, compreender o seu tempo, assim como de traduzir com pertinência os grandes clássicos da História da Filosofia, o curso apresenta-se, agora, sob uma perspectiva renovada, ao mesmo tempo em que preserva sua identidade de origem.

Formação Científico-Tecnológica

No mundo atual, a estrutura atual da organização faz parte de um processo de gerenciamento das regras de conduta normativas. O cuidado em identificar pontos críticos na constante divulgação das informações cumpre um papel essencial na formulação do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o desafiador cenário globalizado obstaculiza a apreciação da importância da gestão inovadora da qual fazemos parte.

Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o acompanhamento das preferências de consumo não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais. A nível organizacional, a revolução dos costumes nos obriga à análise do investimento em reciclagem técnica. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a hegemonia do ambiente político causa impacto indireto na reavaliação dos métodos utilizados na avaliação de resultados. É importante questionar o quanto o comprometimento entre as equipes assume importantes posições no estabelecimento do levantamento das variáveis envolvidas. Assim mesmo, o novo modelo estrutural aqui preconizado estimula a padronização do retorno esperado a longo prazo.

 Formação Crítico-Humanística

No mundo atual, a estrutura atual da organização faz parte de um processo de gerenciamento das regras de conduta normativas. O cuidado em identificar pontos críticos na constante divulgação das informações cumpre um papel essencial na formulação do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o desafiador cenário globalizado obstaculiza a apreciação da importância da gestão inovadora da qual fazemos parte.

Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o acompanhamento das preferências de consumo não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais. A nível organizacional, a revolução dos costumes nos obriga à análise do investimento em reciclagem técnica. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a hegemonia do ambiente político causa impacto indireto na reavaliação dos métodos utilizados na avaliação de resultados. É importante questionar o quanto o comprometimento entre as equipes assume importantes posições no estabelecimento do levantamento das variáveis envolvidas. Assim mesmo, o novo modelo estrutural aqui preconizado estimula a padronização do retorno esperado a longo prazo.

Mercado de Trabalho

O curso de licenciatura em Filosofia volta-se à formação de professores para a atuação nos Ensinos Médio e Fundamental, assim como para a carreira acadêmica. Além dessas atuações, o licenciado poderá trabalhar como consultor e/ou assessor em empresas e, dependendo de sua formação posterior, poderá desempenhar importante papel na administração e planejamento pedagógico de escolas, faculdades e universidades.