O Curso

O curso de Engenharia de Computação propicia uma sólida formação em Computação, Matemática e Eletrônica, capacita o profissional em soluções que integram hardware e software para a viabilidade de produção de novas máquinas e equipamentos computacionais com utilização em vários setores, tais como: sistemas embarcados, automação, comunicação de dados, administração e gerência de redes, engenharia de software, comunicação e mídias e computação científica.

O egresso do curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás tem sólida formação técnica, científica, profissional e geral para desenvolver novas tecnologias que estimulem sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas em seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística no atendimento das demandas da sociedade.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Dr. Clarimar José Coelho
E-mail da coordenação: clarimarc@gmail.com
Fone: (62)3946-1371
(62)3946-1149
Horário de atendimento: por agendamento

Contatos com a Escola de Ciências Exatas e da Computação – ECEC:
Diretora: Profa. Ma. Mírian Sandra Rosa Gusmão
Secretário: Ary Rodrigues de Bessa
Secretária Adjunta: Cândida Cristina da Costa Moura
E-mail da Escola: ecec@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1371
Horário de atendimento da secretaria: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

A estrutura de funcionamento do curso disponibiliza aos alunos o programa TopComp, que consiste em ambientes de aprendizagem interativos e flexíveis, a recuperação de conteúdos e nivelamento que impliquem no sucesso escolar discente visando superar dificuldades de uma formação anterior.

O curso oferece e estimula a participação de alunos em projetos de pesquisa em diferentes áreas da computação em nível de iniciação científica e monitoria com diferentes modalidades de bolsas. Incentivo às atividades culturais e de extensão.

A estrutura física conta com 18 laboratórios com acesso à internet, estruturados de forma temática e especializados para atender as diversas áreas do saber da computação. A biblioteca conta com 71.000 títulos e 213.539 exemplares.

Histórico

O curso de Engenharia de Computação foi criado em 1998. A primeira turma formou-se no segundo semestre de 2003.

O Projeto Pedagógico é atualizado constantemente para atender as constantes mudanças da área de computação. No primeiro semestre de 2013, foi implantado um novo Projeto Pedagógico do curso para atender as novas exigências das diretrizes curriculares estabelecidas pelo Parecer CNE/CES N. 136, de 9 de março de 2012,  e pelo Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 2005.

A partir de junho de 2015, o curso de Engenharia de Computação passou a fazer parte de uma nova estrutura acadêmico-administrativa denominada Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) criada com o objetivo de reunir os cursos de Matemática, Física, Química, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Desenvolvimento de Sistemas. Essa nova organização administrativa privilegia a articulação entre áreas de conhecimentos afins dos cursos e viabiliza a condução de projetos interdisciplinares.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação cresce acima do PIB brasileiro há vários anos, segundo dados do IBGE. O avanço do mercado de TI reflete a procura por ganhos de eficiência e busca por estruturas administrativas mais enxutas, mediante terceirização de serviços e incorporação de soluções de tecnologia por praticamente todos os setores da economia, seja agropecuária, indústria ou comércio. O setor é o maior empregador do país e o que mais cresce.

 Formação Crítico-Humanística

A Matriz Curricular contempla também os núcleos de conhecimentos sugeridos pelo Currículo de Referência da SBC, de 2005, para cursos de graduação em bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação e fornece o conhecimento sociocultural e organizacional, propiciando uma visão humanística das questões sociais e profissionais, e das questões relacionadas à cultura afro-brasileira e indígena e à preservação ambiental, em consonância com os princípios da ética em computação.

 Formação Científico-Tecnológica

O Engenheiro de Computação graduado pela PUC Goiás terá formação que articula a teoria à prática e contempla a interdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do conhecimento. O resultado da assimilação de teorias científicas deverá ser concretizado na forma de capacidade criadora e inovadora, de geração de tecnologia e competência na solução de problemas. Grande parte das disciplinas que compõe a matriz curricular do curso de Engenharia da Computação da PUC Goiás tem carga horária de prática. Entende-se por prática a atividade didático-pedagógica em que o conteúdo teórico é empregado na geração de tecnologia e no exercício de competências, de habilidades e criatividades na solução de problemas.