O Curso

Articulado com a missão da universidade, o curso de Licenciatura em Educação Física inserido no contexto da Escola de Formação de Professores e Humanidades, tem sua proposta pedagógica articulada a um processo mais amplo de sociedade, contribuindo para a formação de profissionais e de cidadãos críticos, politizados, criativos e capazes de intervir na realidade social, no sentido de promover sua transformação.

Contatos com a Coordenação:

Coordenador(a): Prof. Isaías Moreira Ferraz Júnior.
Email da coordenação: educacaofisica@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1732.
Horario de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, matutino, vespertino e noturno.

Contatos com a Escola:

Diretor (a): Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira.
Secretário (a): helena roque.
E-mail: efph@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1626.
Horario de atendimento: de Segunda a Sexta-feira, matutino, vespertino e noturno.

Diferencial

O curso de Licenciatura em Educação Física promove formação geral (240 h/aula), consolida significativa formação pedagógica (570 h/aula), garante aprofundamento em um conjunto de 22 disciplinas específicas da área, vivencia a relação teoria prática em sete estágios supervisionados e promove a investigação científica, estimulada desde o primeiro período, com a indicação de AED, que se desenvolvem em uma complexidade crescente no transcorrer do desempenho acadêmico e que se concretizam na produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de monografia de graduação. Ressalte-se a estrutura física privilegiada de ambientes para a vivência prática das disciplinas oferecidas, tais como piscinas, quadras cobertas, pista de atletismo, campo de futebol, gramado e ginásio didático, laboratórios de anatomia, fisiologia, cinesiologia e exercícios resistidos e de informática, sala de dança, biblioteca central e setorial, e auditórios.

Histórico

A implantação do Curso de Graduação em Educação Física se deu a partir do 1º semestre de 2000. Quatro (04) anos após a implantação do referido curso de graduação a então Universidade Católica de Goiás inicia a discussão de um projeto para formação de professores, num trabalho coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo, à época, Colegiado das Licenciaturas. Nesta oportunidade se instalam as primeiras discussões para a propositura de um novo projeto pedagógico, que foi implantado em 2005 e sofreu revisões pontuais que originaram uma nova proposta iniciada em 2008/1.

Formação Científico-Tecnológica

A formação científico-tecnológica se efetiva ao longo do curso, em cada disciplina, em que a preocupação metodológica relativa ao ensino favorece a aprendizagem nos dois aspectos. Em especial, a presença das Atividades Externas da Disciplina-AED, com natureza investigativa e dos Estágios (obrigatórios e não obrigatórios) preparam gradativamente o aluno para o pensamento científico e para o uso das novas tecnologias.

Formação Crítico-Humanística

A formação crítico-humanística se faz ao longo de todo o curso, a partir da sua perspectiva epistemológica, ancorada nos paradigmas da pedagogia crítica e da teoria da cultura corporal do movimento humano, em cada disciplina, consideradas ementa, encaminhamentos metodológicos e sistemática de avaliação.

Mercado de Trabalho

O campo epistemológico da Educação Física tem evoluído nos últimos vinte anos para uma compreensão sócio antropológica do movimento humano, o que determina para as instituições formadoras e reguladoras novas e necessárias ressignificações acerca de propostas pedagógicas e mercado de trabalho que, neste particular, se orientam para o âmbito escolar, tendo em vista a relação educação e saúde no sentido amplo do conhecimento do próprio corpo; dos cuidados com a natureza e as relações sociais; e da cultura específica da Educação Física, tópicos que deverão compor os programas de educação física da escola brasileira.