O Curso

As profissões próprias do bacharel em Direito, envolvem um variado leque que vai da advocacia ao magistério, exigindo desse profissional uma intensa qualificação profissional, um estudo contínuo e continuado, porquanto, o Direito enquanto ciência se modifica na mesma velocidade das mutações sociais e comportamentais, motivo pelo qual esse profissional, deve estar permanentemente atualizado, em condições de acompanhar as modificações da legislação, dos costumes e da sociedade em que atua.

O Curso de Direito da PUC GOIÁS é inspirado numa filosofia acadêmica, centrada nos valores mais elevados do homem. Nessa concepção, abre-se espaço para debater e construir, com assento no Direito, uma educação jurídica coerente com a cidadania e a pluralidade de ideias. Quanto ao campo de atuação profissional do bacharel em Direito, está em sintonia com a IES, uma vez que a PUC GOIÁS se insere num modelo de desenvolvimento includente, o qual proporciona o exercício da igualdade, centrado no princípio da cidadania como patrimônio universal, de modo a possibilitar que todos os cidadãos possam partilhar dos avanços alcançados. Assim, é de forma crítica e dialética, que ela se situa na sociedade, sem perder de vista a sua função social.

Contatos com a Coordenação do Curso
Coordenadora:
Profa. Neire Divina Mendonça
Email da Coordenação: neire.jur@gmail.com
Fone: (62) 3946-3001
(62) 99962-8684
Horários: segunda a sexta-feira, matutino, vespertino e noturno.

Contatos com a Escola de Direito e Relações Internacionais
Diretora: Profa. Maria Nivia Taveira Rocha
Secretário: José Vicente Ferreira
Fone: (62) 3946-3005
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

O Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás está estruturado tendo em vista o atual momento do desenvolvimento social, tecnológico e científico regional, nacional e mundial aliado às exigências do mercado de trabalho na área jurídica. Comprometido com a busca constante da excelência acadêmico-institucional e da qualidade social, sua formulação reflete a tradição de formação jurídica da Instituição, ancorando-se, contemporaneamente, em um espaço plural edificado pelo labor contínuo de seguidas gerações.

Histórico

Em 1954, foi encaminhada ao Ministro da Educação e Cultura a proposta de criação da Faculdade Goiana de Direito, à qual dentre vários objetivos caberia à disseminação do conhecimento jurídico, bem como o desenvolvimento da pesquisa em Direito. Em 1957, o Arcebispo D. Fernando Gomes dos Santos assumiu a recém-criada Arquidiocese de Goiânia, que convocou a Sociedade de Educação e Ensino com o objetivo de elaborar um plano de atualização para o ensino superior em Goiás.

Em 1958, aos 22 de outubro, foi criada a Faculdade Goiana de Direito. Nesse mesmo ano foi enviado ao Ministério da Educação e Cultura o processo de solicitação para a autorização de funcionamento dessa Faculdade, e ainda foi criada a Sociedade Goiana de Cultura – SGC, como entidade jurídica, com a missão de criar, organizar e manter a Universidade de Goiás. Assim, com o Decreto Federal nº. 46.208, de 12 de junho de 1959, foi autorizada a funcionar a Faculdade Goiana de Direito, que futuramente veio a integrar a então Universidade Católica de Goiás.

Formação Científico-Tecnológica

Abrange,  além  do  enfoque  dogmático,  o conhecimento  e  a  aplicação,  observadas  as  peculiaridades  dos  diversos  ramos  do Direito,  de  qualquer  natureza,  estudados  sistematicamente  e  contextualizados segundo  a  evolução  da  Ciência  do  Direito  e  sua  aplicação  às  mudanças  sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais, incluindo, necessariamente,  conteúdos  essenciais  sobre  Direito  Constitucional,  Direito Administrativo,  Direito  Tributário,  Direito  Penal,  Direito  Civil,  Direito  Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direito Processual. Abrange 62,4% (2.460 horas) da carga horária do Curso, relacionadas com o Estágio Curricular Supervisionado (Práticas Jurídicas), Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares. Abrange 17,8% (700 horas) da carga horária do curso.

 Formação Crítico-Humanística

Tem por objetivo integrar o estudante no campo do Direito, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do saber, abrangendo, dentre outros, estudos que envolvam conteúdos essenciais sobre Antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia. Abrange 19,8% (780 horas) da carga horária do Curso.

Mercado de Trabalho

O Curso de Direito da PUC GOIÁS oferece ao acadêmico/bacharelando, uma gama enorme de opções, em termos de mercado de trabalho, uma vez que, o resultado de uma pesquisa recente, levada a efeito por um magistrado goiano, deu conta de que, o bacharel em Direito dispõe de mais de 40 (quarenta) oportunidades de emprego, nas diversas áreas de atuação do operador do Direito, dentre elas: a advocacia, a magistratura, o ministério público, a polícia judiciária, as procuradorias, as assessorias jurídicas, além do magistério, nas 03 (três) esferas de governo: municipal, estadual e federal.