O Curso

 As profissões próprias do bacharel em Direito, envolvem um variado leque que vai da advocacia ao magistério, exigindo desse profissional uma intensa qualificação profissional, um estudo contínuo e continuado, porquanto, o Direito enquanto ciência se modifica na mesma velocidade das mutações sociais e comportamentais, motivo pelo qual esse profissional, deve estar permanentemente atualizado, em condições de acompanhar as modificações da legislação, dos costumes e da sociedade em que atua.

O Curso de Direito da PUC GOIÁS é inspirado numa filosofia acadêmica, centrada nos valores mais elevados do homem. Nessa concepção, abre-se espaço para debater e construir, com assento no Direito, uma educação jurídica coerente com a cidadania e a pluralidade de ideias. Quanto ao campo de atuação profissional do bacharel em Direito, está em sintonia com a IES, uma vez que a PUC GOIÁS se insere num modelo de desenvolvimento includente, o qual proporciona o exercício da igualdade, centrado no princípio da cidadania como patrimônio universal, de modo a possibilitar que todos os cidadãos possam partilhar dos avanços alcançados. Assim, é de forma crítica e dialética, que ela se situa na sociedade, sem perder de vista a sua função social.


Diferencial

O profissional formado pela Instituição de Ensino Superior mais antiga da Região Centro Oeste que, pela sua inserção no espaço que ocupa, elevou-se à Pontifícia, em setembro de 2009, naturalmente que se apresentará com maior e melhor competência profissional no mercado de trabalho, tendo em vista mais de meio século de atuação acadêmica da PUC GOIÁS, sempre pautada pela seriedade, maturidade profissional e busca incessante pela excelência da qualidade da formação oferecida aos seus alunos. Nesse sentido, o Curso de Direito, com 53 (cinquenta e três) anos de profícua e duradoura existência, encontra-se com a respeitabilidade e credibilidade à altura dos principais cursos jurídicos do país.

Histórico

Em 1958, aos 22 de outubro, foi criada a Faculdade Goiana de Direito. Com o Decreto Federal nº 46.208, de 12 de junho de 1959, foi autorizada a funcionar a Faculdade Goiana de Direito, que realizou o seu primeiro concurso de habilitação em julho do mesmo ano. Em 17 de outubro de 1959, por meio do Decreto Presidencial nº 47.04, foi instituída a Universidade de Goiás, que é a primeira Instituição de Ensino Superior do Brasil Central.

Inicialmente, o curso foi organizado em duas modalidades: bacharelado, com duração de cinco anos e doutorado, com duração de dois anos, sendo esse destinado aos bacharéis em Direito. Em maio de 1965, a Faculdade Goiana de Direito foi incorporada à Universidade de Goiás, por meio do Decreto nº 56.283, de 13 de maio e passou a denominar-se Faculdade de Direito. Por meio do Decreto Presidencial nº 68.917, de 19 de junho de 1971, a Universidade de Goiás passou a denominar-se Universidade Católica de Goiás. Com a promulgação da Lei nº 5.540/68 – Lei de Reforma Universitária, todas as faculdades foram reduzidas à condição de Departamentos. Em setembro de 2009, por ato próprio do Vaticano, a Universidade Católica de Goiás recebe o título de Pontifícia.

Formação Científico-Tecnológica

A formação científico-tecnológica dos acadêmicos do Curso de Direito da PUC GOIÁS, com base no Eixo de Formação Prática, cujo objetivo é a integração entre a prática do Direito e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais Eixos Epistemológicos, especialmente nas atividades relacionadas, como o Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Curso e Atividades Complementares, são desenvolvidos de maneira que a teoria e a prática se complementam, possibilitando ao futuro operador do Direito, as ferramentas necessárias ao desempenho satisfatório da profissão jurídica.

 Formação Crítico-Humanística

A formação crítico-humanística dos acadêmicos do Curso de Direito da PUC GOIÁS, reflete a construtiva tradição de formação jurídica de nossa instituição, de nosso Estado e de nossa região Centro Oeste, ancorando-se, contemporaneamente, num espaço plural edificado pelo labor contínuo de seguidas gerações. Fundamenta-se sobre uma tríplice concepção: docente, discente e administrativa, pautada em princípios e valores direcionados na formação integral e humanística, com uma formação jurídica sólida, assentada numa base técnica de excelência, tendo em vista percepção das questões jurídicas emergentes da contemporaneidade.

Mercado de Trabalho

O Curso de Direito da PUC GOIÁS oferece ao acadêmico/bacharelando, uma gama enorme de opções, em termos de mercado de trabalho, uma vez que, o resultado de uma pesquisa recente, levada a efeito por um magistrado goiano, deu conta de que, o bacharel em Direito dispõe de mais de 40 (quarenta) oportunidades de emprego, nas diversas áreas de atuação do operador do Direito, dentre elas: a advocacia, a magistratura, o ministério público, a polícia judiciária, as procuradorias, as assessorias jurídicas, além do magistério, nas 03 (três) esferas de governo: municipal, estadual e federal.