O Curso

O objetivo principal do curso de Design da PUC Goiás é o de formar profissionais que sejam capazes de gerar soluções para atender as múltiplas necessidades reais da população de maneira integrada, responsável e criativa. O curso entende que, para atuar frente aos problemas apresentados pela sociedade, o designer deve ter uma formação abrangente e multidisciplinar e ser capaz de transitar em várias áreas, suportes e mídias.

A produção do designer comporta desde objetos (como móveis, utensílios, ferramentas, vestimentas, automóveis, etc. – design de produto) a espaços interiores e exteriores (design de ambientes) e até mesmo a comunicação visual (impressos como folders, revistas, cartazes, além de vídeos, sinalização, interfaces digitais, etc, presentes nodesign de comunicação).

O trabalho do designer poderá contribuir para atender aos setores público e privado suprindo as demandas de serviços e produtos de alto padrão, para empresas comerciais e industriais, locais ou globais. Além disso, por proporcionar a formação com domínio em metodologia de pesquisa e projeto, também prepara o egresso para a atuação em diferentes âmbitos da sociedade e da cultura.

O Projeto Pedagógico do Curso busca garantir ao aluno uma visão integradora do Design com foco em produto, ambiente e comunicação, de forma a permitir seu trânsito seguro pelas diversas áreas de atividade profissional e, também, favorecer e estimular sua formação continuada. Ao final do curso o aluno será graduado em Design sem uma habilitação específica, o que significa que o mesmo estará apto a atuar em qualquer uma das três áreas abrangidas pelo curso. Porém, durante a graduação, o aluno pode direcionar sua formação para uma das áreas por meio de oito optativas, com as quais se torna possível o contato mais direto com a prática de design regida por especificidades.

Contatos com a  Coordenação:
Coordenadora:
Profa. Genilda da Silva Alexandria Sousa
E-mail da coordenação: genilda.alexandria@gmail.com
Fone: (62) 3946-1348
Horário de atendimento: Terça e quinta-feira, das 9h às 12h15min.

Contatos com a Escola de Artes e Arquitetura:
Diretor: Marcelo Granato de Araújo
E-mail:  marcelo@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1117
Secretário: Manoel César Martins Peixoto
E-mail: arq.design.pucgoias@gmail.com;
mcesarmp@gmail.com
Fone: (62) 3946-1361
(62) 3946-1347
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30min. e das 13h às 22 h.; sábados, das 7h às 11h.

 

Diferencial

O curso da PUC Goiás é o único do estado a promover uma formação generalista. O egresso tem competência para atuar em várias áreas do Design, com ênfase em solução de problemas, proposta alinhada com o que há de mais atual na área. A formação generalista leva em consideração um design integrado e não fragmenta as diversas formas de atuação deste profissional na sociedade. O processo de formação generalista, somado à metodologia moderna e atuação prática, são os principais motivos que justificam a boa pontuação do curso frente ao Ministério da Educação: nota 4 em uma escala de 1 a 5.


Histórico

 O Curso de Design da PUC Goiás foi implantado em 1999 na então Universidade Católica de Goiás por um conjunto de professores ligados ao Curso de Arquitetura e Urbanismo e com atuação prática nas áreas de Arquitetura, Design e Artes.  O curso foi reconhecido pelo MEC pela portaria nº 1826 de 21 de junho de 2004.

Passou por uma reforma curricular em 2009, com vistas a torná-lo mais dinâmico, atualizar os conteúdos e buscar maior similaridade com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais).


Mercado de Trabalho

O Mercado de Design no Brasil está extremamente aquecido. A industrialização, e principalmente o comércio varejista do Estado de Goiás, promoveu um grande aumento na procura por profissionais da área.

Outro fato que garante a inserção destes profissionais no mercado de trabalho é a consolidação das mídias digitais, tanto nas áreas de interação digital, produção e gestão da informação, como nos ambientes de ensino e aprendizagem a distância. Atualmente o designer participa tanto da formulação de propostas conceituais e metodológicas para esse tipo de aplicação, até a concepção de APPs, Sites e Plataformas.

O mercado imobiliário é uma outra área de atuação para o designer. Os profissionais preparados para o mercado atuam desde a concepção de projetos de ambiente até a formulação de produtos, móveis e utensílios.


Formação Científico-Tecnológica

O conhecimento técnico faz parte da formação do designer. A profissão exige conhecimento técnico e científico a respeito de softwares, ferramentas diversas e procedimentos técnicos laboratoriais. O curso possui completa infraestrutura de laboratórios para possibilitar plenamente este aperfeiçoamento técnico dos alunos.


Formação Crítico-Humanística

Design é uma profissão multidisciplinar em sua essência. O profissional formado precisa ter conhecimentos específicos na área de projeto e metodologia e, durante sua formação, virá a contactar e interagir com diversos conhecimentos de várias áreas. O profissional formado pelo curso de Design da PUC Goiás possui facilidade em transitar por estas várias áreas do conhecimento pela proposta generalista do curso.