O Curso

O curso de Ciências Contábeis PUC Goiás forma profissionais socialmente responsáveis, com visão científico-empreendedora, de raciocínio flexível, capazes de liderar equipes e de dialogarem com os diversos agentes do mundo do trabalho. Para tanto, os acadêmicos desenvolvem competências e habilidades propiciadas pelo conhecimento que se produz e pela operacionalização da matriz curricular do curso, que engloba disciplinas distribuídas em conhecimento de formação básica, geral e profissional, de forma harmônica.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Alexandre de Carvalho Paranaiba
E-mail da Coordenação: egn@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1221
Horário de atendimento: das 7h às 12h e das 18h às 22h

Contatos com a Escola de Gestão e Negócios:
Diretor: 
Irineu Gomes
Secretária Titular:
Edinamar Rodrigues de Moura
Secretário Adjunto:
Antonio Carlos Alves Rodrigues
E-mail da Escola: egn@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1141
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 7h às 22h e Sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

O bacharel em Ciências Contábeis da PUC Goiás aprimora competências e habilidades que envolvem os seguintes quesitos:

  • Domínio de conceitos e terminologias pertinentes às Ciências Contábeis;
  • Visão sistêmica e interdisciplinar, principalmente com as diversas áreas;
  • Capacidade para elaborar relatórios e pareceres no processo decisório;
  • Compreensão e aplicação da legislação, domínio da tecnologia da informação;
  • Desenvolvimento de pesquisas para compreender diferentes estruturas;
  • Liderança de equipes de trabalho multidisciplinar, tendo como principio a ética e responsabilidade social.
Histórico

O curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás é pioneiro no Estado e existe antes mesmo da criação da PUC Goiás. Ao longo dos anos, ganhou destaque não só pelo pioneirismo, mas, principalmente, pelo valor que agrega nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão e para o crescimento sustentável da economia goiana e da brasileira. A criação dessa graduação passa pelo nascimento do curso de Ciências Econômicas, que surgiu em 1949, com a Faculdade de Ciências Econômicas de Goiás. Na época, eram oferecidos os cursos de Ciências Contábeis e Atuariais. A Faculdade de Ciências Econômicas de Goiás contribuiu com a criação da Universidade de Goiás, hoje PUC Goiás, em 1959, quando se uniu à Faculdade de Filosofia (1948), às Escolas Superiores de Belas Artes (1952), à Faculdade de Serviço Social (1957) e à Faculdade de Direito (1959). Em 1962, a Faculdade deu nova contribuição ao ensino superior de Goiás ao criar e implantar o primeiro curso de Administração de Empresas do Estado. Posteriormente, se transformou em um dos departamentos da PUC Goiás e, no final dos 1980, foi desmembrado em três departamentos: Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis.

 Formação Crítico-Humanística

O curso de Engenharia de Alimentos da PUC Goiás pretende formar profissionais comprometidos ética e solidariamente com todos os segmentos da sociedade; dotados de conhecimentos científicos e tecnológicos que lhes permitam atender ao mercado, respeitando tanto a realidade econômica e financeira do setor produtivo quanto às exigências crescentes da sociedade, em termos de qualidade, valor nutricional, vida útil e praticidade dos alimentos, consciência ecológica e respeito ao meio ambiente.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação do bacharel em Ciências Contábeis é vasto. O profissional pode exercer atividades de autônomo ou atuar como empregado junto às organizações privadas e públicas, fundações, associações e outras modalidades, podendo desempenhar funções diversificadas,  dentre as quais destacam-se:

  • Contabilidade Financeira: executa a contabilidade geral, necessária para todas as organizações com finalidade de fornecer informações básicas sobre o patrimônio e suas mutações aos seus usuários, especialmente para fins fiscais;
  • Contabilidade de Custos: voltada para o cálculo e a interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pelas organizações;
  • Contabilidade Gerencial: voltada para fins de controles internos da organização, para suprir os gestores de informações indispensáveis ao processo decisório;
  • Auditoria: tem por incumbência o acompanhamento do controle interno e a verificação da exatidão dos procedimentos contábeis, denominadas respectivamente de auditoria interna e externa, sendo neste último caso, exercida pelo Auditor Independente.
  • Analista Financeiro e Orçamentário: tem por competência a análise da situação econômico-financeira das organizações, por meio dos relatórios fornecidos para diversos fins, tais como: mensurar desempenho, buscar concessão de crédito, investimentos, controle orçamentário, etc.
  • Perito Contábil: verifica e afere a exatidão dos procedimentos contábeis, sejam em processos judiciais ou extrajudiciais.
  • Consultor Contábil: desenvolve tarefas e apresenta soluções às questões ligadas à Contabilidade Empresarial e Governamental, especialmente as questões tributárias e societárias.
  • Professor de Contabilidade: para atua no magistério em nível de ensino médio.
  • Pesquisador Contábil: o bacharel em Ciências Contábeis poderá optar pelo desenvolvimento de pesquisa científica. O curso de Ciências Contábeis da PUC busca melhoria continuada para formar contadores com o perfil intelectualizado. A sociedade requer o cientista do patrimônio, aquele que tem capacidade para entender os números e determinar que rumos devam ser seguidos pela entidade. Por isso, no exercício de suas funções, este profissional necessita de preparação educacional sólida, que envolva não somente formação técnica aprimorada, mas, também, formação cultural e humanística.