O Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás habilita o profissional egresso ao pleno exercício profissional nas áreas de atuação, destacando-se o Projeto de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e o Planejamento Urbano. O curso preconiza a formação de um profissional que tenha a consciência da responsabilidade e  participação na construção do espaço do homem, com direito à vida digna, à cidade e à habitabilidade.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Roberto Cintra Campos
E-mail: robertocintracampos@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1046
Horário de atendimento: Segunda-feira e Quinta-feira das 9h às 10h30min.
Segunda-feira e Quinta-feira das 18h45min às 20h15min.

Contatos com a Escola de Artes e Arquitetura:
Diretor: Marcelo Granato de Araújo
E-mail:  marcelo@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1117
Secretário: Manoel César Martins Peixoto
E-mail: mcesarmp@gmail.com
Fone: (62) 3946-1361
(62) 3946-1347
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30min. e das 13h às 22 h.; sábados, das 7h às 11h.

Diferencial

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, primeiro curso do Estado de Goiás e segundo da região Centro-Oeste, completou 48 anos de fundação em 2016. É responsável pela formação da grande maioria dos profissionais que atua em nosso Estado. Amparado por esta tradição, vem acompanhando o desenvolvimento da profissão e do ensino em suas reformulações curriculares.

Histórico

Em 1968 foi criado o curso de Arquitetura e Urbanismo da então Universidade Católica de Goiás, a partir da estrutura da Escola de Belas Artes dessa Instituição, com todos os seus professores, proeminentes artistas do Estado de Goiás. O Curso foi reconhecido pelo MEC no decreto nº 74.141 de 29 de maio de 1974. Ganhou reconhecimento nacional a partir da reformulação curricular de 1979, com o trabalho de seu colegiado de professores, coordenado pelo professor Edgar Albuquerque Graeff, figura de destaque no ensino de Arquitetura do Brasil.

Formação Científico-Tecnológica

Sendo uma das atribuições do arquiteto e urbanista a tomada de decisões técnicas e metodológicas no âmbito dos projetos do edifício e da cidade, o curso possui disciplinas de materiais, técnicas, processos e sistemas construtivos e conforto ambiental apoiadas em conhecimentos científicos e tecnológicos que o habilita para atuação no canteiro de obra, além de melhor capacitá-lo na articulação entre arte e técnica.

 Formação Crítico-Humanística

O curso, assim como a PUC Goiás, está “…compromissado com a produção de um saber socialmente construído e historicamente preservado…. Buscando na valorização do estudo teórico e prático, contribuir para a construção da cidadania sócio político-econômica”. Dentre os princípios do curso destacam-se a preparação do profissional para dar soluções de projetos voltados para o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído

Mercado de Trabalho

Na atual conjuntura de crescimento econômico do país e do campo de trabalho na construção civil, diversas oportunidades apresentam-se ao profissional arquiteto urbanista, quais sejam:

Arquitetura – Projeto e execução de edifícios para os mais diversos usos e portes: habitacionais, comerciais e institucionais;
Urbanismo – Planejamento, projeto e implementação dos espaços urbanos e regionais;
Paisagismo – Projeto dos espaços abertos do entorno dos edifícios e da estrutura urbana.

Fazem parte, também, do seu ofício o projeto e execução de interiores, de comunicação visual, de conservação e restauro de edificações de relevância histórica, cultural e estética, projeto do sistema viário, do espaço metropolitano, do parcelamento do solo, da gestão do território, de revitalização e requalificação de espaços urbanos, de qualificação e recuperação da paisagem e do meio ambiente, dentre outros.