O Curso

O curso visa à formação de profissionais de nível superior com capacidade para participar do desenvolvimento e implementação de projetos de software e de administrar bancos de dados, por meio de conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos e técnicas envolvidos no campo de desenvolvimento, implantação, manutenção e administração de sistemas corporativos. A formação desse profissional considera aspectos éticos, técnicos e sociais, com a finalidade de um exercício profissional baseado na responsabilidade e no respeito ao ser humano.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Me. Joriver Rodrigues Canedo
E-mail da coordenação: joriver.canedo@gmail.com
Fone: (62)3946-1371
(62)3946-1149
Horário de atendimento: por agendamento

Contatos com a Escola de Ciências Exatas e da Computação – ECEC:
Diretora: Profa. Ma. Mirian Sandra Rosa Gusmão
Secretário: Ary Rodrigues de Bessa
Secretária Adjunta: Cândida Cristina da Costa Moura
E-mail da Escola: ecec@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1371
Horário de atendimento da secretaria: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

Em consonância com a política de ensino da Escola de Ciências Exatas e da Computação, as diretrizes deste projeto têm como objetivos:
• A formação rápida e direcionada à profissão, mas sem perder a característica de ser um curso superior ofertado em uma universidade, em que o processo ensino- aprendizagem tem o tripé ensino-pesquisa-extensão como base formativa;
• O incentivo às práticas de estudo independente, às atividades de pesquisa e à atualização permanente por parte dos discentes;
• O incentivo ao aluno na realização de atividades de aprendizagem extra-sala, que tenham caráter formativo, inclusive com a utilização dos laboratórios abertos;
• A incorporação ao currículo do aproveitamento de competências adquiridas fora do ambiente escolar (atividades de pesquisa, extensão, monitorias, estágios, experiência profissional, dentre outros).

Histórico

O curso foi implantado no primeiro semestre de 2009, e foi um sucesso desde o início. No dia 11 de dezembro de 2013, em evento comemorativo, celebramos os dez semestres de existência do curso, no qual os alunos concluintes apresentaram para todos os alunos do curso, e demais convidados, os resultados de seus projetos de software, desenvolvidos nas disciplinas do 5º período, abrangendo projeto, processo e produto de software.

Formação Científico-Tecnológica

Os conteúdos curriculares têm expressiva ênfase na formação prática do egresso, sendo a carga horária constituída em 18% de Fundamentos, 16% de Construção de Software, 36% de Aplicações Tecnológicas, 12% de Gerenciamento de Projetos de Software, 15% de Qualidade dos Processos de Software e 3% de Formação Humanística.

Formação Crítico-Humanística

O contexto social e profissional é considerado no curso, possibilitando desenvolver capacidades para formular conceitos básicos do ponto de vista político, social, cultural, ético e filosófico, com os quais possa medir e entender o impacto social da computação. Além disso, são oferecidas ao estudante condições de ser capaz de provocar mudanças em seu meio profissional mediante a agregação de novas tecnologias na solução dos problemas, promovendo transformações sociais e tendo como referência os valores éticos e humanos.

Mercado de Trabalho

A partir da popularização da internet e a expansão das telecomunicações, o computador alcançou quase todas as áreas das atividades humanas. Frequentemente, profissionais de computação têm se unido com de outras áreas, projetando e construindo sistemas de computação para os mais diversos setores da sociedade. Cálculo de estruturas na área da engenharia, auxílio espetacular para a estatística e matemática e previsão do tempo são exemplos desta união.
No âmbito regional, observa-se um grande esforço para a industrialização da região Centro Oeste, particularmente no estado de Goiás que tem se destacado nos últimos anos com expressivos índices de crescimento. Em Goiás são crescentes o uso de Tecnologia da Informação no agronegócio e a instalação de indústrias com alto teor de informatização/automação.

Áreas de Atuação – Clique Aqui