O Curso

O curso de Administração da PUC Goiás forma profissionais proativos, flexíveis, com capacidade criativa, comunicação e visão crítica, dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão das organizações.

A profissão é reconhecida e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. Sendo assim, o administrador poderá trabalhar como técnico/analista de funções administrativas ou como gerente/executivo em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais.

Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

O egresso do curso de Administração da PUC Goiás deve ter uma formação humana integral atendendo aos aspectos sociais, humanísticos, cristãos, católicos, técnicos, éticos, estéticos, além das seguintes características:

  • capacidade de aprender a aprender, bem como ter compromisso e responsabilidade com sua formação permanente;
  • compreensão acerca da complexidade e diversidade sociocultural para ação adequada e justa no atendimento das necessidades dos diferentes públicos relacionados às organizações;
  • preparação para atuar na sociedade como profissional e cidadão consciente de suas responsabilidades sociais e éticas na promoção do bem comum;
  • compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais do País, fundamentais ao exercício profissional e da cidadania;
  • espírito criativo e inovador na busca de novos conhecimentos e atitudes transformadoras da realidade organizacional e social;
  • domínio de conhecimentos, formação de atitudes e desenvolvimento de competências e habilidades para atuar de acordo com os mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética;
  • sólida formação básica e domínio científico, técnico e tecnológico relativo aos conteúdos de formação profissional;
  • compreensão das questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento;
  • capacidade de lidar com as incertezas do mercado e tomar decisões que contribuam para a melhoria da organização;
  • autonomia, flexibilidade intelectual e competência para lidar com situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos de atuação do Administrador;
  • aptidão para tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos, materiais e de informação;
  • capacidade para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas nos processos de tomada decisão;
  • competência para diagnosticar e propor soluções para os problemas das organizações.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Me. Jolson da Fonseca Gonzaga
E-mail do Coordenador: 260510@gmail.com
Fone: (62) 3946-1221
(62) 3946-1482
Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 18h45min. às 22h

Contatos com a Escola de Gestão e Negócios:
Diretor: Irineu Gomes
Secretária Titular: 
Edinamar Rodrigues de Moura
Secretário Adjunto: 
Antonio Carlos Alves Rodrigues
E-mail da Escola
: egn@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1141
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 7h às 22h e Sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

Um dos principais diferenciais do curso de Administração da PUC Goiás é o de estudar numa Pontifícia Universidade Católica com visibilidade internacional, possuir corpo docente altamente qualificado, o que contribui para o reconhecimento e a valorização do profissional junto ao mercado de trabalho.

O curso dispõe de convênios com diversas instituições de ensino superior de diversos países que tem permitido a vários alunos participarem de experiências de intercâmbio no exterior bem como tem recebido alunos estrangeiros em seus quadros. Tem recebido uma boa classificação pelo Guia do Estudante (Editora Abril), sendo que nos anos de 2014 e 2015 foi classificado com cinco estrelas – a maior classificação concedida por aquele veículo de comunicação de circulação nacional no meio estudantil e profissional.

Histórico

Em 1962, pela Resolução CONSU/UCG nº 7 de 1º de janeiro de 1962, foi criado o curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Goiás, tendo como seu fundador e idealizador o professor Délio Moreira de Araújo. O curso teve seu início em 1º de março de 1962.

Em 1976, o curso de Administração de Empresas da então UCG foi reconhecido pelo Parecer/Despacho nº 766/1976-CFE, de 8 de março de 1976, e mediante o Decreto nº 77.556, de 6 de maio de 1976.

A partir de 18 de dezembro de 2013, na PUC Goiás, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Ciências Aeronáuticas passaram a integrar a Escola de Gestão e Negócios, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEA), conforme Resolução nº 11/2013, de 18 de dezembro de 2013, e Resolução nº 12/2014, de 24 de junho de 2014.

Em 30 de dezembro de 2013, o curso de Administração da PUC Goiás teve sua renovação de reconhecimento mediante a Portaria nº 737 , publicada no Diário Oficial de União em 31 de dezembro de 2013.

No dia 1º de março de 2017, o Curso de Administração completou 55 anos de criação.

Formação Científico-Tecnológica

Proporcionar ao acadêmico do curso de Administração uma formação que o prepare para o desafio de competir globalmente a partir dos indicadores de desenvolvimento sociais e organizacionais, bem como o de desenvolver uma visão estratégica na função de executivo através da análise de cenários prováveis no planejamento e gestão dos empreendimentos e de suas diferentes partições nas mais diversas áreas da ciência da Administração tais como: Financeira, Produção, Logística, Recursos Humanos, Marketing ou Gestão Empresarial.

 Formação Crítico-Humanística

O curso objetiva formar profissionais que tenham interatividade, criatividade, capacidade de opinar, de modo que permita o acadêmico a conhecê-lo como homem e exercer valores sociais, culturais e não apenas econômicos, desenvolvendo nesse alunado um papel importante, o de capacitá-lo como cidadão e também profissional, atendendo aos aspectos social, humanísticos, cristãos, católicos, técnicos, éticos, estéticos, com capacidades que envolvem a razão, emoção, sensibilidade, senso de justiça, solidariedade e responsabilidade social.

Mercado de Trabalho

O administrador é um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho, em função de sua ampla área de atuação, que abrange uma infinidade de segmentos, sejam eles públicos ou privados. Entre as múltiplas funções exercidas pelo administrador estão Planejamento, Organização, Direção e Controle. Um administrador é o personagem principal de qualquer organização com fins econômicos ou não, que pretenda atingir suas metas relacionadas às disciplinas profissionalizantes do curso: Organização e Sistemas Empresariais, Gestão das Relações no Trabalho, Pesquisa Mercadológica, Administração de Recursos Humanos, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração da Produção e Operações, Sistema de Administração da Produção, Gestão de Marketing, Administração de Vendas, Gestão de Pessoas, Logística e Gestão de Serviços.

O mercado de trabalho está sempre aquecido para o administrador. Embora a base teórica tenha extrema importância, uma das características mais desejadas pelos recrutadores em busca de bons profissionais, hoje em dia, é a capacidade de ter um bom relacionamento com as pessoas que compõem a organização. O administrador de sucesso precisa ter um perfil proativo, capacidade de liderança e, principalmente, comprometimento. Sem contar os valores éticos que fazem toda a diferença.